sexta-feira, 25 de julho de 2014

Barba quer mandato voltado para trabalhadores na Alesp

Por Montero Netto

Barba tem apoio de políticos da região / Divulgação 
O sindicalismo do ABC tem candidato a deputado estadual nesta eleição, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (PT), diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, disputa pela primeira vez uma eleição proporcional. Mineiro de Água Boa, o sindicalista que é morador de São Bernardo do Campo desde a infância, conta com o apoio de políticos da região como o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o vereador andreense Alemão Duarte. Formado em Ciências Econômicas, pela Universidade Metodista, o petista que foi metalúrgico da Volkswagen, Ford e Autolatina, define como prioridades de um possível mandato questões como a economia solidária e o direito dos trabalhadores.

Jornal Ponto Final – Quais são as principais características da sua campanha e como ela foi estruturada?
Barba – Será uma eleição muito dura, disputada por projetos antagônicos. Defendemos a continuação do PT, com a reeleição da presidente Dilma, o que significa garantir cada vez mais políticas sociais e públicas. Qualquer expectativa de derrota interromperia o desenvolvimento que adotamos para o Brasil. Nosso projeto para melhorar cada vez mais as condições de vida do povo, a participação popular e a valorização da política. Quanto a São Paulo, o Estado precisa sair dessa fadiga. Acredito que São Paulo tem que ter a oportunidade de conhecer o modelo do PT governar. Quanto a minha campanha, nosso projeto é defender os interesses da classe trabalhadora e o Estado de São Paulo. Mesmo sendo o Estado mais rico da nação, se fosse um país seria a 18º economia do mundo, São Paulo perdeu quatro mil empresas nos últimos anos. Defendemos o fortalecimento do desenvolvimento no estado e a melhoria dos sistemas de serviço público. Nossa candidatura é de combate a um projeto de direita. Vamos combater o tempo todo o PSDB, DEM e PPS.

JPF – Quais são as principais propostas e projetos de sua candidatura?
Barba – Desenvolvimento econômico e valorização do trabalho, com foco na geração de empregos, na qualificação profissional e na educação pública de qualidade. Fortalecimento dos movimentos sociais e de participação popular em defesa da igualdade racial, de gênero e de combate à intolerância religiosa. Políticas públicas de incentivo à Economia Solidária através do associativismo e cooperativismo.

JPF – Em caso de vitória qual será sua atuação na Assembleia Legislativa voltada para nossa região?
Barba – O ABC é uma região de aproximadamente três milhões de habitantes, com dois milhões de eleitores, é decisivo no rumo das eleições. E uma região extremamente forte, mas que vem sofrendo um grande impacto por conta da inércia do governo estadual. Precisamos aproveitar as oportunidades que estão aparecendo, como o polo tecnológico e de universidades que está se construindo no ABC. Temos aqui um centro que é referência no sindicalismo, na organização da sociedade civil, nossa intenção é desenvolver uma campanha forte aqui.

JPF – Em um possível mandato como será sua ação voltada para a classe trabalhadora?
Barba – Minha proposta de mandato é totalmente voltada aos trabalhadores e trabalhadoras. Toda a minha trajetória foi construída na luta sindical. Minhas reivindicações e ideais são as mesmas da CUT, a minha pauta é a dos trabalhadores. Quero aproveitar a experiência como líder sindical para a articulação de projetos na Assembleia em nome desses movimentos, sindical e social. 

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário