quarta-feira, 23 de julho de 2014

Carlos Grana já se movimenta para 2016


Por Carlos A.B. Balladas

Grana, quando se candidatou a prefeito Santo André, fez acordos com aliados históricos do PT, como o PCdoB e PDT. Outros partidos – PRP, PHS, PPL –, que sempre estiveram distantes do arco de alianças petistas, renderam-se aos encantos da candidatura de Grana, tanto pelo assédio deste, quanto pela incapacidade de Aidan Ravin de agregar aliados.
Hoje, fazem parte do governo andreense, seja com cargos no executivo, quanto na base de apoio na Câmara, mais de uma dúzia de partidos. Este leque de legendas carrega consigo inúmeros interesses, grande parte deles conflitantes entre si. Grana tem lidado com as intrigas intestinais em seu governo, geradas pelas ambições e interesses diversos, com paciência e habilidade. Entretanto, as conjunções impostas nas eleições de 2014 anteciparam os projetos arquitetônicos das candidaturas a serem colocadas em 2016.
O PTB andreense não se conforma de ter permanecido apenas quatro anos no poder com Aidan. Os líderes da legenda na cidade, o vereador Luiz Zacarias e a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer, preparam o partido para voltarem ao comando do Paço Municipal. Um dos nomes cotados para concorrer ao cargo de prefeito, ou de vice, numa chapa petebista é o do vereador Sargento Juliano, hoje no PMDB. Não é à toa que Juliano deixará de apoiar a deputada peemedebista Vanessa Damo e passará a angariar votos na cidade para o deputado Campos Machado do PTB.


Grana e Salles juntos: imagem que nunca mais pode se repetir


Grana, por outro lado, sabe que alguns dos partidos que dão suporte ao seu mandato estarão em outras frentes na próxima eleição; um deles o PRP, de sua vice Oswana Fameli, o que a obriga a trocar de legenda, o que já está definido: o PSD a acolherá. Também está praticamente definido que ela se manterá ao lado de Grana em sua reeleição como vice em sua chapa. Desta forma se acomoda os interesses de Paulinho Serra, que desde 2012 pavimenta o seu caminho para ser candidato a prefeito em 2020.
Paulinho, na verdade, queria ser o vice na reeleição de Grana, mas isso lhe daria imensa visibilidade. Se a quem possui como secretário já incomoda em demasia aliados do prefeito e muitos do PT, tendo Paulinho como vice, Grana teria um segundo mandato com mais e maiores intrigas que o atual.
Quem fica ainda mais isolado no cenário politico é Raimundo Salles, atual secretário de Cultura. Era a sua vontade ocupar a cadeira de vice de Grana a partir de 2016, mas este sonho tem se tornado cada dia mais sonho e menos realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário