quarta-feira, 30 de julho de 2014

Deflação no IGP-M deve continuar


Importante indicador que, entre outros, serve de reajuste dos alugueres, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), pelo terceiro mês consecutivo, apresenta deflação informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira, 30. É a terceira variação negativa consecutiva do indicador, que apresentou o índice de 0,61%. 



Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços no Atacado) saiu de queda de 1,44% em junho para -1,11% em julho. Na mesma base de comparação, o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor) desacelerou de alta de 0,34% para 0,15%. O INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil) também reduziu o ritmo de alta de 1,25% para elevação de 0,80%. A variação acumulada do IGP-M no ano até julho é de 1,83% e, em 12 meses, de 5,32%.

O coordenador do IGP-M da FGV, Salomão Quadros, considera pouco provável que agosto seja o último mês de registro de deflação para o indicador.

Isso porque, segundo ele, partindo de uma taxa negativa de 0,61% em julho, segundo divulgou hoje a FGV, mesmo que o IGP-M avance um pouco não chegará a perto de zero em setembro. "Para que isso aconteça seria necessária alguma surpresa no período", disse Quadros, ao indicar que essa possibilidade não está no seu radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário