segunda-feira, 21 de julho de 2014

Luiz Turco acredita em parcerias e regionalidade

Por Montero Netto 


Turco é candidato oficial do prefeito Carlos Grana
O presidente do PT de Santo André, Luiz Turco, tenta este ano, pela primeira vez conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. Considerado o candidato oficial do prefeito andreense Carlos Grana (PT), que recentemente, em ato político, declarou publicamente o voto em Turco, o petista tem como grande mote de seu trabalho a questão da regionalidade. Tendo iniciado sua militância política na década de 80, com a fundação do Partido dos Trabalhadores, Turco é oriundo das pastorais da Igreja Católica tendo se firmado ao longo do tempo na questão da organização partidária como conciliador.

Jornal Ponto Final - Como foi tomada sua decisão de sair candidato a deputado estadual?
Luiz Turco - O prefeito Grana e o partido em Santo André decidiram que a minha candidatura teria que ser colocada nesta eleição. Esta é a primeira vez que o PT na cidade lança um único candidato a estadual, pois historicamente sempre houve três ou quatro candidatos. Assim, o objetivo da nossa candidatura é fortalecer nosso projeto de governo em Santo André e na região do ABC. Para mim é um privilegio, pois nunca tive a pretensão de sair candidato.

JPF - Você sempre destaca a questão da regionalidade como ponto principal de suas propostas. Como você tratará este tema em caso de vitória?
LT - Caso eu seja eleito, trabalharei com esta expectativa, há vários temas comuns do ABC que podem ser trabalhados conjuntamente. Tenho uma avaliação que o mandato dos deputados aqui da região são muito individualizados. Nós temos o Consórcio, a Agência Regional que devem ser mais usados. Os deputados da região, ao que eu lembre, nunca sentaram juntos para discutir questões comuns como mobilidade urbana, saúde e o meio ambiente. Tem que haver mais parceria, acredito que independente de partidos, os deputados eleitos do ABC poderiam sentar juntos, fazer seminários pra discutir algumas ações comuns.

JPF – Em quais áreas você pretende promover debates e ações, que podem gerar benefício direto para a população?
LT – Temos que fazer um debate da educação do Estado que está sucateada. Precisamos rever a progressão continuada. Precisa haver uma reciclagem dos nossos professores, melhoria de salários. Estes profissionais hoje estão desvalorizados em São Paulo. A questão da segurança pode ser discutida regionalmente. Aí se formos deputado de situação o debate é um; se formos oposição teremos mais dificuldades, mas vamos ter que fazer este debate.

JPF – Você acredita na vitória do PT, na disputa ao governo do Estado, que há mais de 14 anos vem sendo vencida pelo PSDB em São Paulo?
LT - O PT tem que atingir a meta que sempre teve no Estado de São Paulo. Se conseguirmos, com certeza, o Padilha vai para o segundo turno. Nessa eleição, trabalharemos com comparações entre o que foi feito no governo Dilma, nos dois mandatos do Lula, e o que foi feito nos governos do PSDB.  Nós temos condição de fazer este debate de uma maneira muito tranquila. A militância do PT não precisa ter vergonha de nada, tem que ir à rua de ‘peito aberto’. Nós temos todas as condições de mostrar à população que ninguém fez mais do que fizemos pela população do Brasil.

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário