sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Empresa de ônibus não respeita horários

Por Vivian Silva 

Linha I 01 é operada pelo Consórcio União Santo André
Foto: Hugo Silva
A mobilidade urbana é um dos grandes desafios no País, seja pelo trânsito caótico das grandes cidades ou as condições dos transportes públicos, que deixam a desejar em vários quesitos. Em Santo André, a linha de ônibus municipal I 01 – Jardim Alzira Franco/Fundação Santo André é alvo de críticas de diversos passageiros, que reclamam do intervalo longo entre um ônibus e outro, principalmente, neste período de férias escolares.

Para a dona de casa, Maria José Santos de Oliveira, 50 anos, “é (uma linha) muito demorada. Passa de hora em hora e olhe lá”, relata ao esperar o ônibus no 2º Subdistrito andreense.

O novo diretor da Santo André Transportes (SA-Trans) - empresa pública responsável pelo transporte público municipal - Edilson Factori, respondeu por intermédio da assessoria de imprensa da Prefeitura que “a linha I 01 está dimensionada para operar com intervalos médios de 26 minutos entre suas partidas. A oferta é estabelecida em relação à demanda existente”.

Segundo ainda a concessionária, os mesmos intervalos da operação normal são mantidos no período de férias escolares. Porém, a informação não condiz com os relatos dos passageiros, conforme conta a dona de casa, Maite C.M. Prata, 50 anos, que utiliza esta linha há cerca de quatro anos. “Demora bastante e, principalmente, agora no período das férias. Chego a ficar quase uma hora no ponto de ônibus”, conta.

A longa espera também é relatada pelo aposentado Carlos Ferreira, 59 anos. “Utilizo o I 01 todos os dias, é cansativo. Quem tem um horário certo precisa sair de casa com uma hora ou uma hora e meia de antecedência”, comenta.

A espera média de uma hora entre um ônibus e outro é frequente. Quando a manicure e cabeleireira, Maria da Guia, 49 anos, precisa ir ao médico e utilizar o I 01, ela também sai com antecedência, para não perder o horário. “O ônibus demora muito, minha consulta é às 12h30, eu estou aqui este horário (11h) para não perder a consulta. Já aconteceu dele demorar uma hora”.

Falta de educação

Além da longa espera, falta de respeito também foi constatada nesta linha, segundo a operadora de caixa, Francine Novaes Dourado, 33 anos, que foi ofendida pelo motorista, ao pedir informações em relação à demora. “Eu simplesmente dei sinal para ele me informar (o motivo) da demora, porque já tinha subido quatro ônibus e não descia nenhum. Ele parou e me xingou. No mínimo ele tinha que ter um pouco de respeito”, desabafa.

Pesquisa Origem e Destino

A SA-Trans integra a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Santo André, que tem como secretário o Paulinho Serra. Questionado quanto à fiscalização realizada pela Pasta em relação à empresa de ônibus, o secretário se limitou a responder apenas: “o trabalho da concessionária é realizado e comandando pela Secretaria, assim como os demais departamentos existentes”.
Uma pesquisa chamada Origem e Destino, para avaliar a situação dos ônibus municipais, está prevista para este semestre. “Neste momento, será intensificada a fiscalização desta linha e eventuais irregularidades em sua operação serão objeto de imediata correção”, afirma Factori.

Obs.: Matéria publicada na edição 817 do Ponto Final. 

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