terça-feira, 26 de agosto de 2014

Prédio no 2º Subdistrito pode ser tombado como patrimônio histórico

Solicitação de estudo foi protocolada em 8 de outubro de 2013

Por Vivian Silva
Prédio da antiga CTBC está sem utilização há anos | Foto: Hugo Silva

Moradores do Bairro Santa Terezinha, em Santo André, e frequentadores do local estão acostumados a ver o antigo prédio da Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC) - localizado na esquina das ruas General Polidoro e Antonina – fechado, sem utilização, há muitos anos. Com isso, o professor de filosofia da Universidade de São Paulo, Marcos Sidnei Pagotto Euzebio, solicitou ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (COMDEPHAAPASA) um estudo de tombamento histórico do imóvel, que se encontra, atualmente, em análise.

De acordo com Euzebio, que já foi conselheiro do COMDEPHAAPASA, diversos fatores fizeram com que ele solicitasse um estudo do local. “Eu resolvi pedir o estudo de tombamento por conta do simbolismo deste prédio. Ele é um representante de um momento glorioso da região, das tentativas de oferecer o serviço telefônico, com a criação da Companhia Telefônica Borda do Campo”. Além disso, ele complementa: “O prédio da CTBC representa também certo modelo arquitetônico, que é bastante típico na região de Utinga. O valor arquitetônico também eu peço para que seja estudado”, comenta.

A solicitação do estudo feita pelo professor, que também é morador de Santo André, foi protocolada em 8 de outubro de 2013. Apesar de já ter passado quase um ano, não há previsão para uma resposta. De acordo com o secretario executivo do COMDEPHAAPASA, Nilo Mattos de Almeida, a “solicitação se encontra em fase inicial de estudos”. Situação que impossibilita também ao secretário informar quem é o proprietário do imóvel. Conforme apurou a reportagem do Ponto Final, atualmente, o prédio pertence à companhia Vivo S/A.

Importância do tombamento

Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o tombamento histórico de um imóvel significa o reconhecimento oficial do valor deste local e a importância dele para a compreensão da história e identidade de uma comunidade ou mesmo uma região.

Para Euzebio, “do ponto de vista político o tombamento significa que há interesse acerca daquele imóvel. Poderia ser dado a ele um uso mais inteligente do que está tendo hoje, ou seja, nenhum”, afirma.
Vale lembrar que tombamento não significa desapropriação do local. No tombamento as características do local (ou uma parte delas) são mantidas, como forma de preservar a história.

 Matéria publicada na edição 824 do Ponto Final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário