terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vereador da causa animal entra na disputa por vaga no Congresso Nacional

Por Marianna Fanti

Rautemberg é vereador em Santo André | Foto: Divulgação 

Nascido e criado no município de Santo André, onde reside atualmente, Roberto Rautemberg, empresário com formação em educação física está no seu primeiro mandato como vereador eleito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), partido ao qual está filiado há três anos. Este ano, Rautemberg está na disputa por algo maior, o Congresso Nacional, e desde já firma o compromisso de ser um deputado 100% voltado para a causa animal. Entre suas propostas ainda destacam-se o endurecimento das Leis de proteção animal e a implantação de um Hospital Veterinário Móvel em cada município do ABC, por meio de emendas parlamentares.

Jornal Ponto Final - Você está no seu primeiro mandato de vereador na cidade de Santo André. Como decidiu lançar uma candidatura a deputado federal? O convite partiu do partido ou foi iniciativa própria?
Roberto Rautemberg - O PTB foi o primeiro partido do Brasil a formar um Departamento de Proteção Animal, e eu sou o presidente desse departamento instalado no diretório estadual. A princípio recebi um convite do partido para sair candidato a deputado estadual, mas não conseguiria propor muitas leis, então optei pela candidatura a federal, o que me daria uma autonomia maior para propor emendas. 

JPF – Algumas de suas propostas como deputado federal passam pelo endurecimento das Leis de proteção animal e a implantação de um Hospital Veterinário Móvel em cada município da região do ABC. Como pretende viabilizar esses projetos?
RR - Hoje temos um Hospital Veterinário Móvel rodando pelo ABC e Baixada Santista, esta ação é realizada por uma associação sem fins lucrativos. Meu objetivo é propor, por meio de emendas parlamentares, que todos os municípios do ABC tenham um Hospital Veterinário Móvel. Inclusive, recentemente o Executivo andreense aprovou um Projeto de Lei de minha autoria permitindo o transporte de animais nos ônibus. Essa foi uma conquista do meu mandato como vereador para a cidade. Também pretendo endurecer as leis de proteção animal, pois a lei nesse sentido ainda é muito branda.

JPF - Sua campanha para vereador foi feita basicamente por meio das redes sociais. Este ano optou seguir pelo mesmo caminho. Acredita que essa receita pode dar certo novamente, mesmo concorrendo a um cargo de tanta expressividade como o Congresso Nacional? Qual sua expectativa de votos para essa campanha?
RR - Estamos fazendo um trabalho intenso nas redes sociais. Hoje tenho 105 mil seguidores no Facebook. Apenas amigos e voluntários adeptos da causa animal estão ajudando na minha campanha. Recebo cerca de 200 e-mails, por dia, de pessoas de todo o estado, até de Ribeirão Preto, querendo fazer campanha para mim. Minha expectativa é de 60 a 70 mil votos. Se metade dos meus seguidores votarem em mim conseguirei me eleger.

JPF – Como está conciliando as tarefas de vereador com a agenda de campanha? Consegue manter a mesma rotina?
RR - Não me afastei das minhas atribuições de vereador. Trabalharei normalmente pelo meu mandato durante esses três meses de campanha. Continuo cumprindo meu papel: fiscalizar o Executivo e lutar pela causa animal em Santo André.

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário