sábado, 13 de setembro de 2014

A corrupção e a classe média como exército dos endinheirados

por Carlos A.B. Balladas

Jessé José Freire de Souza, ou apenas Jessé Souza, expõe na entrevista reproduzida aqui, as vísceras do comportamento e do pensamento da classe média brasileira, que age como um exército daqueles que detém o verdadeiro poder no Brasil.

Assista aqui a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=lqUbAB6oBe8#t=1525

Quem é Jessé Souza?

(Texto extraído da Wikipédia)

Formado em direito pela Universidade de Brasília (1981), concluiu o mestrado em sociologia pela mesma instituição em 1986. Em 1991, doutorou-se em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg (Alemanha), país onde obteve livre docência nesta mesma disciplina Universität Flensburg em 2006. Também fez pós-doutorado em sociologia na New School for social research, New York, (1994/1995).

A partir de 2009, Souza empreendeu pesquisa sociológica em todo o país para confrontar a tese de que havia surgido uma "nova classe média" no país. O resultado foi a configuração de nova nomenclatura, a saber, "ralé", "batalhadores" e "ricos". Suas categorias, hoje, são amplamente aceitas pela academia e passaram a ser usadas por quase todos os autores (sociólogos, economistas, filósofos, políticos, jornalistas) críticos à visão de "nova classe média".

Escreveu e organizou 22 livros, em português, inglês e alemão sobre sociologia política, teoria da modernização periférica e desigualdade no Brasil contemporâneo. Atualmente, é professor titular de sociologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário