sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Empresa de ônibus continua desrespeitando horários

Novo aplicativo permitirá o acompanhamento em tempo real das linhas

Por Vivian Silva

O I 06 transporta em média 4.882 pessoas, por dia | Foto: Hugo Silva
As reclamações em relação ao transporte público andreense continuam. Desta vez, o alvo de insatisfação dos passageiros é a linha de ônibus I 06 (Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga), operada pelo Consórcio União Santo André. A principal queixa é o intervalo entre um veículo e outro, que chega a 40 minutos.

De acordo com dados da Santo André Transportes (SA Trans), concessionária responsável pelo transporte público andreense, o intervalo médio desta linha é de 17 minutos, porém, este tempo não é o mesmo constatado pelos passageiros.

Para a babá Josiane Lia de Camargo Belini, 33 anos, que utiliza a linha para trabalhar há um ano, o tempo de espera pelo ônibus é bem superior ao informado pela SA Trans. “Ele demora muito para passar, em média 30 a 40 minutos. A gente já pega trem lotado, chega cansada e vê todo mundo indo embora e só a gente aqui na fila (na Estação de Utinga)”, desabafa. 

Informação que é reiterada pela assistente administrativa, Daniela Costa, 34 anos, que há dois anos utiliza o I 06 para ir ao trabalho, e pela auxiliar financeira, Ariane Ferreira Monteiro, 18 anos, que utiliza a linha há quatro anos. “Eu acho que demora muito, de meia hora a 40 minutos, deveria ter mais ônibus na linha”, reclama Daniela. Já Ariane comenta que “o ônibus demora muito para chegar aqui na estação (Utinga) e, de vez em quando, alguns motoristas vão muito rápido”, conta a passageira que também espera pelo ônibus, em média 30 minutos.

Um passageiro, que preferiu não se identificar, reclamou da incerteza nos horários do I 06. “Eu pego o ônibus no começo da Rua Andradina e você nunca sabe a hora, realmente, que ele passa. Às vezes, a gente fica 40 minutos esperando”, afirma.

Em relação às reclamações dos passageiros, o diretor da SA Trans, Edilson Factori, comentou por meio da assessoria de imprensa que “a fiscalização na linha (I 06) será intensificada, e eventuais anormalidades serão objeto de imediata correção”.

A linha I 06 transporta, em média, 4882 pessoas diariamente, com a utilização de 11 veículos. 

Pesquisa Origem e Destino
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, a Pesquisa Origem e Destino, que servirá de guia para avaliar as linhas municipais e intermunicipais do município, deverá ser concluída até março de 2015, a empresa responsável pelo serviço deve ser contratada, em breve. 

Esta pesquisa engloba o plano de mobilidade de Santo André, que envolve diversas ações no município. “A gente tem que chegar à reestruturação do sistema, o sistema tem que ser racionalizado, até por todas as mudanças que vão ocorrer na cidade nos próximos cinco anos”, comenta Serra.

Aplicativo
Segundo o secretário, um novo aplicativo (App) para smartphones também facilitará a vida dos usuários das linhas municipais de Santo André. Por meio desta ferramenta será possível acompanhar em tempo real a localização dos ônibus. Um dos nomes cotados para batizar o App é Onde está meu ônibus. A expectativa é que o lançamento ocorra até o fim deste mês. “(O lançamento) está estourando aí, certeza, que não passa de setembro”, afirma Serra.

Matéria publicada na edição 827 do Ponto Final.

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