sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ronaldo Protetor trabalha como camelô e disputa vaga na Câmara Federal

Por Marianna Fanti
Ronaldo trabalha como camelô no Brás | Foto: Divulgação
José Ronaldo Gomes da Silva, popularmente conhecido como “Ronaldo Protetor”, tem formação em gestão ambiental e, atualmente, é autônomo desempenhando a função de camelô no bairro do Brás, em São Paulo. Embora tenha nascido em São Caetano do Sul, Ronaldo viveu seus 32 anos em Santo André, onde desenvolve desde os 18 anos, trabalhos sociais no bairro Sacadura Cabral, onde reside.

Com o slogan “Ronaldo Protetor” o camelô, filiado há um ano ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), lançou sua candidatura a deputado federal, entrando na acirrada disputa por uma vaga na Câmara Federal. Em 2012, Ronaldo foi candidato a vereador pelo PSDC na cidade de Santo André. “Honesto e sonhador”, como ele mesmo se define, Ronaldo entra na disputa com grandes expectativas e projetos, como a proposta da criação de um hospital veterinário público para a região do ABC, e divide seu tempo entre o trabalho de vendas, como camelô, e sua campanha para deputado federal.

Jornal Ponto Final – Você sempre foi envolvido com política, já foi filiado ao Partido Verde (PV) e ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC), e há um ano filiou-se ao PSOL. Fale um pouco sobre a sua trajetória de militância na cidade de Santo André.
Ronaldo Protetor –
Eu milito pelas causas sociais desde os meus 18 anos, principalmente pelo meio ambiente. Fui criado no bairro Sacadura Cabral, em Santo André, onde também desenvolvo alguns projetos com a comunidade. Já fui coordenador do projeto Projovem, do Governo Federal, dou aulas para jovens na minha comunidade e participo banco de alimentos da cidade.

JPF – Entre as propostas que você defende, e se eleito, lutará pela aprovação na Câmara Federal estão a construção de um Hospital Veterinário Público para a região do ABC e a criação de um Sindicato dos Micro Empreendedores Individuais no ABC. Fale sobre a importância destes dois projetos.
RP –
Sou um defensor da causa animal. Grande parte da população carente da nossa região possui animais e gostaria de cuidar deles da melhor forma possível, mas infelizmente não têm condições financeiras para isso. Por isso acredito e vejo a necessidade da um Hospital Veterinário Público no ABC. Se eleito deputado federal, lutarei também pela criação do Sindicato dos Micro Empreendedores Individuais do ABC, e lutar para que os direitos dos MEI´s se igualem a dos comerciantes formais. Para isso contamos com o apoio do Sindicato dos Micro Empreendedores Individuais do Estado de São Paulo.

JPF – Você já disputou uma eleição em 2012 concorrendo a uma cadeira no Legislativo andreense. Fale o que te motivou e sobre a expectativa da campanha para deputado federal?
RP –
Como a grande maioria da população cansei de ficar apenas reclamando da situação da política do nosso país, então tomei coragem e decidi lançar minha candidatura. Graças ao trabalho que desenvolvo como organizador das feirinhas da madrugada no ABC e em Heliópolis, somado ao meu trabalho como camelô no Brás, em São Paulo, conheço bastante gente, e sou bem conhecido. Por isso, tenho uma expectativa de 10 a 15 mil votos. Alguns empresários da região e pessoas físicas, que acreditam na minha campanha, estão me ajudando.

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br. Matéria publicada na edição 826 do Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário