sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Andreenses podem consultar itinerários dos ônibus online

Aplicativo informa quanto tempo o coletivo levará para chegar ao ponto

Por Eduardo Kaze
Fraga apresenta o aplicativo à imprensa | Foto: Eduardo Kaze

Os usuários do transporte público municipal de Santo André agora podem acompanhar em tempo real a chegada do ônibus, utilizando a internet. Lançado nesta quinta-feira (30), o CittaMobi permite consultar, tanto no computador quanto por meio do celular, quais linhas passam pelos pontos próximos ao passageiro, o tempo que cada ônibus levará para chegar ao ponto desejado, entre outras funcionalidades. A reportagem do Ponto Final testou o aplicativo para smartphone e o sistema apontou a chegada do ônibus com uma margem de erro de um minuto.

No Brasil, nove cidades já utilizam o CittaMobi, três no ABC (Diadema, São Caetano do Sul e Santo André). O sistema informa também qual coletivo é adaptado para portadores de necessidades especiais e, em breve, será adequado para o uso de deficientes visuais.

O custo para os cofres públicos foi zero e deve auxiliar na melhora do trânsito de veículos, informa o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra. “Esse aplicativo ajuda significativamente as pessoas. Nos próximos dias, iniciaremos uma campanha no interior dos ônibus para informar o usuário e ensinar como usar o sistema. Acreditamos que isso incentive muita gente a voltar a utilizar o transporte público, o que levará a uma redução do trânsito na cidade”, declara Serra.

Segundo Paulo Fraga, diretor comercial da Citatti, desenvolvedora do aplicativo, “foram três meses de trabalho junto às empresas de ônibus de Santo André para adaptarmos o CittaMobi”, conta, revelando que o aplicativo faz parte do pacote adquirido pelas concessionárias de ônibus da cidade, quando contrataram a empresa para instalar o GPS na frota (hoje, 100% equipada); ou seja, não houve custo extra.

O aplicativo pode ser baixado na Aplle Store (Iphones) e na Play Store (Androids). É possível também consultar os itinerários pela internet no endereço www.cittamobi.com.br.

Obs.: Matéria publicada na edição 834 do Ponto Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário