sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Manifesto do Jornal Ponto Final



Às vésperas do segundo turno da eleição presidencial brasileira, que decidirá pela continuidade do governo de coalizão de centro-esquerda, sob comando de Dilma Rousseff (PT), ou a inauguração de uma gestão de Aécio Neves (PSDB), palavras como “esquerdismo”, “comunismo”, “socialismo” e outros “ismos” tomam tom pejorativo e são utilizados sem nexo em ocasiões diversas. 

Os agentes destes ataques, por sua vez, alertam para a existência de conluios obscuros que levarão o Brasil para as mãos dos que privilegiam a população mais humilde para mantê-la “escrava” de um grupo. “Que absurdo!”, pensam eles, “como esses miseráveis viveriam sem a elite pastoreando suas finanças? Regulando suas vidas? Determinando o que é bom e o que é mal no mundo?”. A isso, respondemos: somente sem a presença onipresente da mão que alimenta o crescimento nos limites da desnutrição é que existe esperança.

Proclamam-se, os que atacam o atual governo, como os detentores da mudança, necessária em virtude de uma suposta desesperança generalizada. Estão errados! Que desesperança é essa que anunciam, senão o esmorecimento dos próprios magnatas que representam? Sim, meus caros, são os atuais detentores dos meios de reprodução da vida que tremem diante da patente evolução de uma parte do País até então adormecida. São eles que assistem a realidade tornando-se antagônica aos seus interesses. O Mapa da Fome 2013, apresentado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, mostra que o Brasil conseguiu reduzir a pobreza extrema - classificada com o número de pessoas que vivem com menos de um dólar ao dia - em 75% entre 2001 e 2012.

Temem eles, covardes que são, os avanços de uma classe considerada subalterna em virtude da miserabilidade que até então se encontrava. Temem a percepção iminente do povo de que o pauperismo experimentado é uma característica inalienável do sistema de classes existente. 

Frente à escolha de jogar o País nas mãos de uma direita neoliberal privilegiadora de empresas em detrimento às pessoas, ou conservar o ritmo regido pelo governo em andamento, este jornal não possui dúvidas, mantém-se coerente às suas diretrizes, fundamentadas no implemento da democracia (a real democracia), e mesmo com críticas pontuais, como o pouco avanço na democratização da comunicação e o escasso diálogo com a sociedade, apoia Dilma Rousseff à Presidência do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário