quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reforma política é tema de debate em Santo André

Evento será aberto à participação popular 

Por Vivian Silva 


Jornais filiado à Adjori-SP divulgam este anúncio, para chamar a população  ao encontro
A Câmara Municipal de Santo André sedia em 1º de dezembro, às 19h, um debate sobre a reforma política no Brasil. O evento é uma iniciativa do vereador andreense e advogado, Eduardo Leite, e contará com a presença de quatro debatedores. Na ocasião, o público também poderá participar com perguntas e comentários.  

Além de Leite, compõem a mesa debatedora o deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, Vicente Cândido; o advogado presidente da Comissão de Cidadania e Participação Popular da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo André, William Lago; o dirigente da consulta popular pela constituinte, Ricardo Gebrim; e o presidente da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (Adjori-SP), Carlos Balladas. 

Segundo o idealizador do debate, "para melhorar o sistema político do Brasil é necessário que lutemos por alterações em nossa Constituição Federal e na Legislação Eleitoral. Isso só vai acontecer se cada cidade ou região do País se organizar, ampliar o debate e formalizar propostas para pressionar o Congresso", afirma Leite. Ele também antecipa que novas atividades devem ocorrer no próximo ano e, após “amadurecer” as ideias, um relatório com o resultado deve ser enviado à Câmara Federal. 

No encontro, diversas vertentes da reforma política serão apontadas por cada um dos debatedores. O presidente da Adjori-SP, por exemplo, dará foco na democracia na comunicação. “A reforma política só tem sentido se for acompanhada de uma maior democracia na comunicação. É preciso regulamentar os artigos da Constituição referentes às comunicações e promover o marco regulatório econômico nas concessões públicas de comunicação”, comenta Balladas. 

Lago também reitera a importância do evento. “Para a OAB - inclusive para minha comissão que é a de Cidadania e Participação Popular - é muito importante debatermos em audiência pública com a sociedade, isso faz com que as pessoas se interessem pelo tema da política, que é muito relevante e faz com que se aproxime o representante do representado”. 

Um plebiscito sobre a reforma política é uma demanda antiga da sociedade, fato que foi levantado com ênfase durante os protestos de junho de 2013. O evento conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo André, da Câmara Municipal de Santo André e da Adjori-SP. A Câmara Municipal de Santo André fica no Paço Municipal da cidade (Praça IV Centenário, 2, Centro).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário