segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Santo André realiza seminário de educação ambiental

Por Marcos Imbrizi

Nesta terça-feira (4), tem início o seminário ‘Educação Ambiental na Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos - compartilhando saberes e práticas’. A abertura, às 18h, no Teatro Municipal da cidade (Praça IV Centenário, s/n, Centro), contará com apresentações do Projeto Plano de Educação Ambiental para Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos, com a bióloga Elaine Cristina da Silva Colin (especialista em Educação Ambiental, mestre e doutora em Ciências e gerente de Educação e Extensão Ambiental na Prefeitura de Santo André), e do Projeto Reágua, com apresentação da também bióloga Eriane Justo Luiz Savóia (mestre em Ciências e doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, gerente de Educação e Mobilização Ambiental no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e professora da Faculdade de Medicina do ABC). Em seguida será realizada a palestra ‘Entrelaçando ambiente, cultura e sociedade: desafios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Ambiental’, com a psicóloga Isabel Cristina de Moura Carvalho (especialista em Psicanálise, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Educação e professora na PUC-RS).

A programação terá prosseguimento na quarta-feira (5), das 8h às 18h, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, 5, Vila Matarazzo). Neste dia está prevista mesa sobre ‘Educação ambiental, protagonismo social e recursos hídricos’, no qual serão apresentados os temas ‘Educação Ambiental e protagonismo: integrando ações na escola e na comunidade’, com a bióloga Renata Ferraz de Toledo (especialista em Educação Ambiental, mestre e doutora em Saúde Pública, pós-doutora em Educação e professora do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP); e ‘Desafios e perspectivas da Educação Ambiental para a gestão e conservação dos recursos hídricos’, com o cientista social Pedro Roberto Jacobi (mestre em Planejamento Urbano e Regional, doutor em Sociologia, livre docente em Educação e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo).



Em seguida, o público poderá conferir a mesa ‘Educação Ambiental crítica na formação e cidadania pelas águas’, quando serão apresentados os trabalhos ‘Educação Ambiental crítica na escola: limites e possibilidades’, com a bióloga Rosana Louro Ferreira Silva (mestre em Ecologia, doutora em Educação e docente da área de Ensino de Biologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo), e ‘Políticas públicas, aprendizagem social e recursos hídricos’, com a cientista social Ana Paula Fracalanza (mestre em sociologia, doutora em geografia e pós-doutora em Geografia, e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. As inscrições para os dois dias estão encerradas.

O seminário é organizado pela Escola de Formação Ambiental Billings em parceria com a Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Segundo a bióloga Elaine Cristina da Silva Colin, gerente de Educação e Extensão Ambiental na Prefeitura de Santo André, a iniciativa tem como objetivo compartilhar informações e experiências sobre os processos de educação ambiental na gestão e conservação dos recursos hídricos, abordando os principais resultados obtidos nos Projetos “Escola de Formação Ambiental Billings - Plano de Educação Ambiental”, desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, e o “Reágua” programa estadual de apoio à recuperação das águas, no qual o Semasa coordena as ações realizadas na cidade, além de outras experiências educativas relacionadas ao tema. “Este seminário consolida os resultados dos dois projetos e também o trabalho integrado dos participantes. Este é um dos pressupostos da política nacional de educação ambiental e da política municipal de educação ambiental que estamos construindo em Santo André”, explicou a gerente. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo endereço eletrônico eeambiental@santoandre.sp.gov.br, ou pelo telefone 11 4439-5022.

SERVIÇO:
Seminário ‘Educação Ambiental na Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos - compartilhando saberes e práticas’
Abertura: dia 4, às 18h
Local:, Teatro Municipal de Santo André, Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Dia 5: das 8h às 18h
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector , Rua Tirol, 5, Vila Matarazzo.
Inscrições encerradas
Mais informações: tel.: (11) 4439-5022

Nenhum comentário:

Postar um comentário