terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Materiais escolares irregulares são apontados pelo IPEM-SP

Por Mauricio Martins - Assessoria de Imprensa do IPEM-SP

Cerca de 21% dos produtos de uso escolar analisados pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) apresentaram irregularidades durante a operação “Aluno Nota 10”. Os exames, realizados nesta segunda-feira (19) em cinco laboratórios do IPEM-SP em todo o Estado, inclusive na capital, avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa.


Dos 51 produtos verificados, 21% apresentaram erros, ou seja, menor quantidade em relação à descrição da embalagem. As massinhas para modelar foram os itens com maior quantidade de irregularidades. Em uma delas, que declarava ter 90g de produto na embalagem, apresentou até 10% menos de produto. A mesma operação, em 2014, fiscalizou 81 lotes de produtos, com 10% de irregularidades encontradas.

Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao IPEM-SP. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

As análises quantitativas foram realizadas nos laboratórios de pré-medidos do IPEM-SP nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo. A operação abrangeu diferentes artigos de uso escolar, como cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens.Acesse na íntegra a lista com as irregularidades de cada região no link: http://goo.gl/o5Ld0l.


Leia também a revista que mais cresce no ABC em www.diamelhor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário