segunda-feira, 27 de julho de 2015

Festival de Paranapiacaba encerra edição 2015 com público de 50 mil pessoas

O 15° Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) terminou ontem (26) com boa presença de público. De acordo com a organização, 15 mil pessoas passaram pela Vila histórica no último dia do festival. Durante os dois finais de semana do FIP, o público estimado foi de aproximadamente 50 mil pessoas.

Dia ensolarado contribuiu para o bom público no domingo | Crédito: Anderson Pedro/PSA


O domingo (26) começou com a apresentação de blues de Paulo Meyer & os Thunderheads, no palco do Mercado. Um pouco depois, no palco da Rua Direita, foi a vez do Grupo Sambetto. No fim de tarde, no mesmo palco, a apresentação ficou por conta do cantor Kleber Albuquerque.

Durante todo o dia várias outras apresentações e intervenções estiveram à disposição do público, entre elas a da banda Red Hot Street Jazz. A banda fez uma apresentação itinerante pelas ruas da parte baixa da Vila e foi acompanhada pelo público por todo o percurso, com muita interação entre os músicos e os espectadores. O encerramento do evento ficou por conta do cantor e compositor, André Marchiori.

O motorista Leomar Chuabe, de 33 anos, veio de Santos para conferir o festival e ressaltou a beleza da arquitetura local.“O que mais chamou a nossa atenção foi esta arquitetura antiga. O lugar é mesmo muito lindo”, comenta.

Segundo o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, não houve registro de ocorrências durante os quatro dias de festival. Di Giorgio fez uma avaliação positiva do FIP. “Encerramos o festival hoje com um grande sucesso. Foram quatro dias de evento com tudo dentro do planejado. O público, de mais de 50 mil pessoas, contribuiu e valorizou a festa, o que nos deixa bastante satisfeitos”, afirma.

Novidades

Ainda neste ano terá inicio o restauro de 242 imóveis e outros espaços na parte baixa da Vila. As obras contam com financiamento do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, num total de mais de R$ 41 milhões.

Outra novidade foi a candidatura da vila a Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Desde fevereiro de 2014, Paranapiacaba encontra-se na lista indicativa de bens culturais brasileiros do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, com vistas ao título de Patrimônio Mundial. Trata-se de uma candidatura inédita no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário