quarta-feira, 29 de julho de 2015

UFABC se destaca em rankings internacionais

A Universidade Federal do ABC (UFABC) foi eleita pelo terceiro ano consecutivo à universidade brasileira com o melhor conjunto de indicadores de qualidade, segundo o ranking internacional Scimago (http://www.scimagoir.com/) e subiu posições no Center for World University Rankings (CWUR) (http://cwur.org). De acordo com o banco de dados utilizado pelo Scimago, a UFABC foi umas das 179 universidades brasileiras que publicaram cem ou mais artigos científicos entre 2009 e 2013.

UFABC foi bem conceituada nos rakings Scimago e CWUR | Foto: reprodução

Dessas 179 instituições, a UFABC é a melhor colocada nos quesitos Normalized Impact (que avalia o impacto internacional das publicações científicas da universidade em comparação com a média mundial), High Quality Publications (que mede a porcentagem das publicações da instituição nas mais conceituadas revistas do mundo), Excellence (que mede a porcentagem das publicações da instituição entre as publicações mais citadas do mundo) e International Collaborations

Já no ranking CWUR publicado no último dia 17, a instituição avançou três posições e agora é a décima quinta colocada entre as universidades nacionais. Na comparação internacional, a UFABC ocupa a posição 961 entre as mais de 25 mil universidades analisadas.  

Os critérios do CWUR são baseados 75% em premiações internacionais obtidas por docentes ou ex-alunos e na quantidade de ex-alunos que trabalham como executivos nas principais empresas do mundo. Pelo fato da universidade ser nova e ainda não ter formado muitos alunos, esses critérios deixam a esperança de um futuro ainda mais próspero para a instituição. O reitor da UFABC, Klaus Capelle, destaca a importância desses dados. "Esses indicadores mostram que a UFABC está atingindo o patamar de universidades de excelência mundial”, destaca Capelle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário