quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Governo pretende implantar atendimentos para o Poupatempo via smartphone

O Governo de São Paulo está negociando com as principais operadoras – Vivo, Claro, TIM e Oi – um contrato para a entrega de serviços do Poupatempo por dispositivos móveis, com a conta do uso de dados paga pelo governo. A iniciativa faz parte do Poupatempo de 2ª Geração.

Caso o acordo se concretize, o usuário não terá custos para fazer consultas ou agendamento no Popupatempo a partir do seu smartphone, mesmo que não esteja usando uma rede Wi-Fi aberta. Quando usar um dispositivo móvel para agendar um serviço presencial no Poupatempo ou receber informações sobre a documentação necessária para tirar documentos, a operadora vai identificar que se trata de um serviço do governo e o usuário não será tarifado.

Governo negocia com operadores a entregar de serviços por dispositivos móveis | Foto: divulgação

O coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Subsecretária de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Aldo Garda, comenta que a ação faz parte do plano do Poupatempo para atingir todas as camadas da população. “Queremos atingir todos os públicos e o smartphone é um meio para isso”, comenta.

Ele destaca também a economia que o contrato gerará ao governo em relação ao atual teleatendimento do serviço "Disque Poupatempo". Hoje a média de atendimentos pelo sistema é de 265 mil ligações por mês. Cada ligação dura em média 7 minutos, gerando um alto custo de telefonia para o governo.

Com a nova plataforma de atendimento, o usuário poderá agendar o serviço no Poupatempo e receber a relação de documentos em seu e-mail. Também receberá uma mensagem, um dia antes da data agendada, lembrando o compromisso e a documentação necessária.

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