sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Estudantes da FEI criam aplicativo que alerta desastres naturais

De Isabel Cleary - Core Comunicação 

Formandos dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação da FEI, apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) no evento Inova FEI, que acontece no próximo dia 15 a partir das 18h, no campus da Instituição em São Bernardo do Campo. Entre os destaques, está o aplicativo SEDNA, desenvolvido por alunos do curso de Ciência da Computação para alertar os usuários sobre possíveis desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, antes de ocorrerem, possibilitando a evacuação no local.


A principal função do projeto é agilizar o processo de evacuação em áreas de risco, melhorando o monitoramento da região e o alerta da população, e, consequentemente, evitando a perda de vidas em eventos trágicos. “O aplicativo móvel será disponibilizado para a população para que possam observar, em tempo real, a situação do local exato em que se encontram. Para o governo ou órgãos como a Defesa Civil seria disponibilizado o Sistema de Monitoramento, com uma interface web para a análise das regiões”, explica Francisco Maresca, membro do grupo que criou o aplicativo.

O processo funciona assim: o aplicativo obtém, por meio da internet, as coordenadas geográficas do usuário e mantem uma comunicação direta com o sistema de gerência para verificar se o status da sua região é seguro ou com risco de ocorrer um desastre natural. Quando iniciado pelo usuário, o aplicativo informa o status do local, e no momento que receber um alerta do sistema de gerência, emite um som e mostra para o usuário a mensagem de risco, na tela do smartphone. A plataforma móvel mostra também uma rota de fuga (cadastrada pelo funcionário da Defesa Civil) para uma região segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário