quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Moradores de SBC atuam como anjos da guarda durante a época de chuva

Para garantir o sucesso da Operação Guarda-Chuva, lançada no começo de dezembro deste ano, a Prefeitura de São Bernardo do Campo conta com o apoio de moradores que atuam voluntariamente em 15 grupos denominados Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil). Hoje são 160 membros, de 29 comunidades, que trabalham para reduzir riscos e prevenir acidentes causados pela chuva. O objetivo desses grupos é contar com pessoas da própria comunidade, que conheçam a área e que possam atuar, de maneira conjunta com a Administração, orientando a população sobre os riscos existentes durante o período das fortes chuvas.

Os membros das Nupdecs recebem treinamento da Defesa Civil, tanto teórico quanto prático, nas sedes de associações de bairro. A ideia é que eles estejam preparados para identificar situações de risco, como solapamentos, deslizamentos, alagamentos, entre outros. Além disso, os participantes dos Nupdecs recebem avisos de alertas pelo celular. “Quando começa a chover, recebemos um SMS da Defesa Civil com a previsão da quantidade pluviométrica. Dependendo do volume de chuva, já avisamos as pessoas para que tenham um local para ficar em caso de emergência”, disse Verônica Barbara Carneiro Vieira, que participa de um Nupdec desde 2010.

Os "anjos" auxiliam o poder público na orientação aos demais moradores | Foto: Valmir Franzoi
Verônica, que atua no bairro Jesus de Nazareth, destacou que o engajamento da população é fundamental para o sucesso das atividades. “Houve uma ocasião em que uma gestante estava muito resistente em sair da sua residência, que estava em uma área de risco. Foi necessário muito diálogo para que ela entendesse a situação e fosse incluída no aluguel social”, recordou.

A moradora destacou que, quando adolescente, teve sua casa levada por uma enchente e hoje trabalha para que outros não passem pela mesma situação. “Já perdi tudo o que tinha e recebi ajuda para me reestruturar com minha família. Sei o quanto isso é duro e, se podemos evitar, temos que atuar para isso”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Luiz Antonio Neves Costa, destacou que as Nupdecs são o braço direito da Defesa Civil nessas regiões de risco. “São eles que em uma situação de risco, retiram a população e nos acionam para as providências cabíveis”, disse.
Costa explicou que a constituição desses grupos comunitários, formado por lideranças locais, vem facilitando a comunicação entre a Administração e a população. “Quando se fala em possíveis remoções, as pessoas são resistentes, pois se trata da casa delas. Os Nupdecs nos ajudam nesse dialogo com os moradores”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário