terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Biometria não é obrigatória na capital e Grande São Paulo

Da Assessoria de Comunicação do TRE-SP 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estendeu o cadastramento biométrico para os cartórios eleitorais de todo o Estado. Com essa medida, o tribunal paulista pretende ampliar a curto prazo o número de eleitores com biometria, a fim de atender meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Jade Almeida Prometti, explica que a Justiça Eleitoral de São Paulo tem aproveitado o comparecimento do eleitor no cartório para adiantar a biometria. “Quando o eleitor comparece para solicitar a primeira via do título ou fazer transferência de domicílio eleitoral já aproveitamos e colhemos as digitais”, esclarece. 

Dia 7 de maio é o prazo-limite para a solicitação do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral (para votar em novo município), de locais de votação e para revisar dados pessoais. Já para os eleitores que perderam o título e querem apenas obter a segunda via, podem comparecer até 25 de setembro para obtê-la.

Os serviços eleitorais são gratuitos, exceto para aqueles que estiverem irregulares com a Justiça Eleitoral. A multa gira em torno de R$ 3,50.

O eleitor da capital e da Grande São Paulo é atendido mediante agendamento até 25 de abril. Após esse prazo, o atendimento será por ordem de chegada. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-SP ou diretamente no cartório.
O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade.
O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento.
Nos postos eleitorais instalados nas unidades do Poupatempo (Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo - Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Luz) o agendamento não é necessário.

Documentos necessários para o atendimento


RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou casamento. ATENÇÃO: Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por não conter nacionalidade/naturalidade; o passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação; o documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha nomes completos; •comprovante de endereço, em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente); •comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos), para o primeiro título.

Informações ao eleitor 
Central de Atendimento ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148*
* custo de ligação local em todo o Estado





16 comentários:

  1. eu moro em sao paulo tenho que fazer a biometria?

    ResponderExcluir
  2. eu moro em sao paulo tenho que fazer a biometria?

    ResponderExcluir
  3. eu moro em sao paulo tenho que fazer a biometria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONFORME FALA A MATÉRIA ACIMA, NÃO É OBRIGATÓRIO POR ENQUANTO, MARIA! ÀS VEZES O NOTICIÁRIO (CUIDADO COM A GLOBO) É ENGANOSO OU CONFUSO PROPOSITALMENTE. VÁ VOTAR TRANQUILA NO DOMINGO!

      Excluir
  4. Isso ai da Biometria não foi bem divulgado fiquei sabendo agora sou de São Paulo não vou pagar multa nenhuma só tem ladrão nesse pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM SP NÃO É OBRIGATÓRIO!! FIQUE TRANQUILO, AMIGO.

      Excluir
  5. Gente, vcs não leem a notícia. Em São Paulo não é obrigatório.

    ResponderExcluir
  6. Gente, vcs não leem a notícia. Em São Paulo não é obrigatório.

    ResponderExcluir
  7. Eu não fiz o cadastro da biometria
    Consigo votar
    Sou de SP capital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DONA BENTA / SITIO DO PICA PAU AMARELO30 de setembro de 2016 às 13:20

      gente, vcs nao leram a noticia, pelo amor de jesus! NAO É OBRIGATORIO RS

      Excluir
  8. EMILIA / SITIO DO PICA PAU AMARELO30 de setembro de 2016 às 13:22

    POW TIA, A SENHORA NAO SABE DE NADA INOCENTE! VOU PERGUNTA PRO VISCONDE DE SABUGOSA!

    ResponderExcluir
  9. Se não é "OBRIGADO" então...Eu não farei a biometria.Tanta coisa na vida para eu me preocupar!Por que é que eu vou me preocupar com essas coisas vãs que não levam a nada para nós...É a nossa grande "REALIDADE".Eles que se virem...

    ResponderExcluir