sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Prefeitos discutem transposição da Billings e limpeza de piscinões na segunda-feira (1º)

Os sete prefeitos do ABC debaterão, na 71ª Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, marcada para a próxima segunda-feira (1º), a manutenção dos piscinões e a situação das obras de transposição de água da Represa Billings para o Sistema Alto Tiête, no trecho de Ribeirão Pires.

O Consórcio enviou ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), solicitando informações relacionadas às ações de combate à crise hídrica, diante dos problemas que as intervenções têm causado ao município. A situação junto à concessionária será avaliada durante a assembleia mensal. 

Também recentemente, a entidade reiterou, junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), as solicitações feitas ao governo do Estado sobre a importância da limpeza dos piscinões e do desassoreamento dos córregos da região. 

Prefeitos voltam a se reunir na segunda-feira (1°) no consórcio | Foto: Robson de Almeida/PMSCS
Os pedidos de manutenção dos reservatórios, que compunham também as proposições do Consórcio Intermunicipal para o Orçamento Estadual de 2016, não obtiveram resposta da Secretaria de Recursos Hídricos. Por isso, voltam a ser discutidos entre os prefeitos e gestores na reunião de fevereiro.

O encontro mensal de prefeitos, também contará com apresentação, pelo Comitê de Programa Planejamento Urbano e Habitação do Consórcio, sobre o andamento dos trabalhos do Plano Diretor Regional, diagnóstico habitacional e Observatório de Políticas Públicas, que vêm sendo elaborados em convênio com a Universidade Federal do ABC (UFABC). A pauta incluirá ainda apresentação, aos Chefes dos Executivos, do balanço anual 2015 da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) no ABC, divulgado na última quarta-feira, pelo Consórcio, Fundação Seade e Dieese. 

A assembleia também avaliará a primeira atividade de 2016 da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, agendada para o próximo sábado (30), nas divisas das cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. O ato “ABC contra o Aedes” está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio, em parceria com as equipes da Saúde e Vigilância Sanitária, Defesas Civis Municipais e Estadual, Segurança Urbana, Trânsito, Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros do Brasil/Região SP/Distritos do ABC, lideranças comunitárias, religiosas e representantes da sociedade civil. O objetivo da ação integrada entre as cidades é orientar a população sobre como localizar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, também transmissor do zika vírus e da febre chikungunya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário