sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cidades do ABC integram ação nacional contra o Aedes aegypti no sábado (13)

Os municípios do ABC realizarão, amanhã (13), ações de conscientização como parte do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti. Cada cidade promoverá iniciativas educativas próprias, integrando o esforço nacional para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os preparativos foram discutidos na quinta-feira (11), durante reunião da Sala de Situação Regional que tem à frente o Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

“Estão previstas atividades educativas nos bairros mais centrais e visitas casa a casa em regiões prioritárias, incluindo a participação de parceiros como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, líderes comunitários e religiosos”, informa Homero Nepomuceno Duarte, coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André. As ações serão iniciadas às 8h e devem se estender pelo menos até às 13h, dependendo da cidade.
 
Campanhas visam conscientizar a população | Foto: Foto: Eric Romero/PMSCS

Já estão definidos os locais que receberão atividades em três das sete cidades. Em Santo André, serão realizadas ações educativas de mobilização social na Rua Cel. Oliveira Lima, na região central, com tendas de exposição do ciclo evolutivo do mosquito, demonstração de recipientes que podem se transformar em criadouros, orientações de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde à população e apresentação de dança temática com agentes fantasiados de mosquitos.

Tendas e ações de conscientização ocorrerão também na Praça da Vila Luzita, próximo ao terminal, no final da Rua São Bernardo. Também na região do Jardim Irene I será realizado mutirão casa a casa com participação de agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde, além da Defesa Civil (NUPDEC), Corpo de Bombeiros e Departamento de Varrição do Semasa. Um carro de som fará divulgação de mensagem da campanha de combate ao mosquito.

Em Mauá estão programadas ações de rua em vários pontos da cidade, bem como um mutirão e “arrastão” concentrado no Jardim Zaíra, com visita a residências e comércios. Além disso, as equipes de Saúde e parceiros participarão de um evento esportivo no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no Parque das Américas, entre 9h e 15h, com atividades de conscientização da população.

em Ribeirão Pires as ações acontecerão durante todo o final de semana. No sábado (13), o mutirão contará com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e equipes da Defesa Civil, que percorrerão áreas próximas ao Hospital Ribeirão Pires distribuindo folhetos,  verificando a presença de criadouros e orientando os moradores para a sua eliminação. Agentes comunitários de Saúde do Jardim Guanabara percorrerão as residências do Jardim Serrano e os demais agentes se concentrarão na Praça da Bíblia, seguindo para o Centro.


No domingo (14), as equipes estarão no Terminal Rodoviário, com atividade de mobilização social, distribuição de panfletos e exposição de amostras do ciclo da vida do mosquito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário