quarta-feira, 9 de março de 2016

Chefe de cozinha ensina a fazer sopa de sobras de peixe em "aula show"

Preocupada em conter as perdas e o desperdício de alimentos nas feiras livres do município, além de complementar as refeições de crianças e familiares em estado de insegurança alimentar, a Prefeitura de Santo André, por meio da Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) e do Movimento Slow Food Brasil, realizará, no próximo domingo (13), na feira da Vila Luzita (Av. Capitão Mário Toledo Camargo), a partir das 9 horas, uma “aula show” com a chefe de cozinha Ana Maria Tomazoni.

A chefe ministrará aula show na feira da Vila Luzita | Foto: reprodução
A ação faz parte do programa “Diga Não ao Desperdício: Abasteça essa Ideia”, realizado pela Craisa, em parceria com feirantes e entidades assistenciais de Santo André. O programa monitora, retira e reutiliza alimentos que, por algum motivo não foram comercializados nas feiras públicas, mas que ainda estão próprios para o consumo.

Durante a aula, chamada pela chefe de “Xepa na Feira”, os alunos da Escola Sabor e Saber Gastronomia, desenvolverão diante do público um prato de sopa com as partes dos pescados e hortaliças que geralmente são descartadas e não comercializadas. Quem participar poderá degustar a sopa, além de aprender outras receitas e orientações culinárias. Durante a realização da feira e da aula haverá apresentações musicais, também com o apoio da Prefeitura e da Craisa.

O engeniro agrônomo da Craisa, Fábio Vezzá de Benedetto, ressalta que em 2015 o program arrecadou 40 toneladas de alimentos que “seriam descartados por não terem valor de venda, mas permaneciam com valor nutricional para o consumo humano” O coordenador do programa, Ronaldo Antonio Gonzales, acrescenta que no ano passado o programa foi um dos três vencedores o Prêmio Josué de Castro, que premia os programas de inovação em políticas publicas em combate à fome em São Paulo. 

De acordo com a campanha “Pensar. Comer. Conservar”, da FAO (Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura), vinculada à ONU, o programa "Diga Não ao Desperdício" tem como objetivo diminuir o desperdício de alimentos, que hoje é estimado em 30%, desde a produção agrícola até chegar ao consumidor final.

O desafio proposto pela Craisa e pelo Slow Fish Brasil (ação do movimento Slow Food) é feito, justamente, na Semana Santa (no domingo de Ramos, que antecede a Páscoa), quando se registra o maior consumo de peixes no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário