segunda-feira, 21 de março de 2016

Em encontro com jornais regionais, Alckmin destaca a importância da imprensa do interior

.Por Maximiliano Soriani  (maximiliano@webdiario.com.br)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu na quarta-feira 916/03), no Palácio dos Bandeirantes, representantes de jornais da região metropolitana e interior do estado. O objetivo foi estreitar as relações com os veículos participantes e apresentar algumas das demandas das regiões ali representadas.
Na ocasião, Alckmin fez algumas observações de escala nacional e apresentou perspectiva otimista sobre a atual crise econômica. Segundo ele, o Brasil tem grande capacidade de recuperação.
“É um ano agitado pela crise política, com eleições municipais, mas com boas perspectivas. Eu tenho a expectativa de que no segundo semestre o país já comece a recuperar a atividade econômica”, acredita o governador. 

Governador e alguns dos dirigentes de jornais do interior presentes ao encontro.
Na avaliação de Alckmin, o país tem dois caminhos rápidos para retomar o pleno crescimento. De imediato, o tucano aposta em fortalecer a política de exportação, em especial na área do agronegócio. Já o segundo setor apontado pelo governador é investimento em infraestrutura e logística.
“É preciso aproveitar o câmbio, que a moeda se desvalorizou, então, isso melhora a competitividade para ter como foco a questão da exportação”, disse. “O país ficou muito isolado com o Mercosul porque não é só um bloco econômico, com área de livre comércio, mas também união aduaneira, ou seja, não se pode fazer acordo se o Mercosul não fizer. Então, enquanto outros países fizeram dezenas de acordos comerciais importantes, o Brasil ficou amarrado. Agora há expectativa de acerto entre Mercosul e União Europeia”, complementou.
A respeito do setor de infraestrutura e logística, Alckmin destacou a capacidade de geração de emprego por parte da construção civil. “Em São Sebastião e Caraguatatuba, por exemplo, aumento em 118% o número de trabalhadores registrados em carteira. São empregos diretos e indiretos”, comentou.
Os altos valores da carga tributária do país foram outro destaque no discurso do tucano. De acordo com suas palavras a política fiscal brasileira é “frouxa” devido ao elevado número de impostos. Para agravar a situação, o Brasil amarga a situação de manter os maiores juros do mundo, como analisa Alckmin. “Se pegar países como Índia, China, Coréia do Sul, é política fiscal dura . É preciso reduzir imposto, desonerar o setor produtivo para poder crescer e política monetária com juros baixos. A maioria dos países mantém juros negativos e política fiscal com moeda desvalorizada para poder competir mais” informou o governador.
Na sequência, Alckmin voltou a dar um voto de confiança na nação ao afirmar que o país tem escala e capacidade para ampliar seu mercado e sair da recessão. Conforme o gestor, dentro da crise, o governo de São Paulo consegue se manter com pagamentos rigorosamente em dia e manter os investimentos. “Vamos ter boas notícias para o estado de São Paulo e ajudar o Brasil. A prioridade é emprego, renda e trazer o setor privado para investir”, concluiu.


Alckmin destaca jornalismo regional
No encontro, Alckmin frisou a necessidade das coberturas jornalísticas locais. “Às vezes a gente sabe o que se passa do outro lado do mundo, mas não sabe o que acontece na nossa cidade. A imprensa tem o papel de unir a cidade, defender teses, fiscalizar e levar informação. É um trabalho de grande seriedade. Não é fácil manter órgãos de imprensa, ainda mais numa crise econômica da gravidade que o país está vivendo”, atesta o governador.
Representando os jornais e as entidades ali presentes, o jornalista Carlos Balladas, presidente da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo (AdjoriSP) explicou a Alckmin que o intuito é mostrar um pouco mais do trabalho da imprensa regional e destacou também que o objetivo do encontro é reforçar a união dos veículos. “Nós precisamos é que todos brilhem, todos apareçam, para que sejam vistos. Esse é nosso intuito, defender a imprensa regional que relata o dia a dia do cidadão”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário