terça-feira, 29 de março de 2016

Governador acompanha içamento de vigas na Linha 13-Jade da CPTM

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta terça-feira (29), o içamento de duas vigas ao longo do trecho em elevado da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em implantação. Essa linha ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU, e terá 12,2 km de extensão. 

"A Linha 13-Jade começa em Engenheiro Goulart, passa pela Linha 12-Safira e vem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. As obras das estações estão 30% já executadas. Estamos com 2.500 trabalhadores nessa obra”, disse Alckmin ao reafirmar que a construção civil é importante para a geração de emprego e renda. O governador ressaltou, ainda, que a obra é feita com recursos do Estado de São Paulo e financiamentos de órgãos internacionais.

Linha 13 ligará a capital ao Aeroporto de Guarulhos | Foto: Eduardo Saraiva
Atualmente, os trabalhadores estão envolvidos na obra, com atividades executadas nas estações Engenheiro Goulart, Guarulhos Cecap e Aeroporto-Guarulhos, na implantação do trecho em elevado e no remanejamento da área em superfície da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) para que seja feita a parte inicial da Linha 13, além das obras de ampliação das passagens inferiores de Engenheiro Goulart e Jardim Piratininga. 

O trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Nesse trecho, além da execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, também já foram içadas 296 vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea. 

Até o final da obra, serão içadas mais 488 vigas, totalizando 784, que sustentarão 7,9 km em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas. Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o Rio Tietê. 

O projeto beneficiará os moradores de ambas as cidades, principalmente a população usuária do transporte público. A demanda projetada indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário