quinta-feira, 24 de março de 2016

IPEM alerta consumidores na compra de ovos de Páscoa e pescados congelados

Na semana em que se comemora a Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) alerta o consumidor sobre o que deve ser observado na compra de chocolates e pescados, itens mais consumidos nesta época do ano. 

Na compra de ovos de chocolate

- Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade". Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, uma frase que informe que não existe restrição de faixa etária. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer risco à criança.

- Ovos de chocolate, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.

- A numeração dos ovos serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

Na compra de pescados

- Se vai comprar peixe fresco em feira ou mercados, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser realizada à sua vista, bem como o momento de embalar.

Bacalhau é um dos itens mais procurados nessa época do ano | Foto: reprodução
- Caso o consumidor solicite que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, deve ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo!

- Se vai comprar peixe em conserva, pré-embalado e congelado, o consumidor não tem como mensurar a quantidade exata do produto devido a presença da embalagem. De qualquer maneira, uma dica é solicitar a conferência do peso do produto numa balança do próprio estabelecimento, levando em conta o peso líquido do pescado mais o peso adicional da embalagem.

- Quando levar para casa um pescado com muito gelo, repare se ao prepará-lo, ele rende o mesmo tanto que o está habituado a consumir. 

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário