segunda-feira, 7 de março de 2016

Sustentabilidade é tema de encontro na FUABC


No início de março, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC (FUABC) reuniu representantes de todos os hospitais gerenciados pela FUABC, assim como a coordenação do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, para rever as ações desenvolvidas em 2015 e discutir as metas planejadas para este ano. Entre as ações apresentadas no encontro está a descontaminação e reciclagem de lâmpadas.

Encontro reuniu representantes de todos os hospitais e unidades mantidas pela FUABC | Foto: Divulgação

Em 2015, a partir do trabalho piloto da FUABC, foi possível economizar cerca de R$ 15 mil com reciclagem de lâmpadas. A ideia agora é buscar alternativas para um projeto amplo e de longo prazo, que beneficie todos os equipamentos gerenciados pela Fundação do ABC.

De acordo com o diretor executivo de Qualidade da FUABC, Murilo Dib, “realizamos a reunião para marcar o início dos trabalhos na área de meio ambiente e sustentabilidade, neste ano, e também com objetivo de abrir espaço para a troca de experiências, projetos e iniciativas positivas que nossos colaboradores têm desenvolvido nas diversas unidades da Fundação do ABC”, comenta.

Gerenciamento de resíduos

A criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço da Saúde (PGRSS), em 2015, institucional da Fundação do ABC, também foi relembrada no encontro. A partir desse modelo, as unidades mantidas passaram a atualizar seus planos de resíduos gradativamente, com intuito de padronizar a metodologia em toda a FUABC.

Para este ano, a compra de balanças para as unidades é uma das demandas, pois os equipamentos serão fundamentais para a pesagem de resíduos infectantes e, com isso, será possível instituir outra ferramenta de gestão: o livro de controle de resíduos. O objetivo é diminuir o volume de infectantes e o custo da unidade com descarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário