quarta-feira, 4 de maio de 2016

Idosos com falta de ar participam de “pebolim humano”

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) programou para sexta-feira (6), às 9h, rodada do primeiro torneio de pebolim humano para pacientes com problemas respiratórios da FMABC. Trata-se de esporte totalmente adaptado para esse público-alvo, que apresenta grande dificuldade para realização de atividades simples do dia a dia, como subir alguns lances de escada ou caminhar de um cômodo para outro em casa, por exemplo. 

A modalidade é adaptada para os pacientes | Foto: Divulgação 
Cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar são os principais sintomas dos pacientes, vítimas de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma e outras patologias pulmonares. A fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni, destaca os ganhos que os participantes têm com a atividade. “Como todos os usuários sofrem de falta de ar, jogar futebol, aparentemente, seria impossível. Entretanto, conseguimos quebrar esse paradigma para proporcionar momentos de descontração, harmonia e de integração entre pacientes, familiares e equipe assistencial”, comemora.

O jogo dura com 15 minutos, dividido em três tempos de 5 | Foto: divulgação
O primeiro campeonato de pebolim humano da FMABC contará com rodadas mensais até o final do ano. Ao todo são cerca de 40 pacientes divididos nas equipes que disputam o torneio. Cada partida tem duração de 15 minutos – três tempos de 5 minutos com intervalos para respiração – e seis jogadores de cada lado. O modelo de jogo segue as mesmas regras do pebolim de mesa. Os participantes são divididos pelas regiões da quadra – gol, defesa, meio de campo e ataque – e não podem soltar as mãos de barras instaladas ao longo do campo de jogo, que limitam a movimentação somente para os lados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário