segunda-feira, 13 de junho de 2016

Obra do vestiário do Brunão entra na reta final

Da Redação

A obra do vestiário oficial do Estádio Bruno José Daniel, o "Brunão", equipamento municipal de Santo André que servirá de centro de treinamento das seleções olímpicas de futebol a partir de 24 de julho, entra em contagem regressiva. O espaço da Vila América oferecerá, entre outros, quadra de aquecimento, sala de controle antidoping, sala de massagem e mais áreas exclusivas para comissão técnica, imprensa e Polícia Militar. O prazo de entrega está previsto para até o dia 20 deste mês. Na linha de frente da construção, destaque para quatro africanos que integram o pelotão de operários da empresa contratada pela Prefeitura.    

Como é o caso de Tyty Diba Tshiminy, 49 anos, nascido em Congo e que aportou no Brasil há quase três para fugir da guerra e em busca de paz. Depois da marcenaria, a construção civil foi o caminho, inclusive com a recente especialização técnica na área de hidráulica pelo Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo que lhe rendeu uma promoção na Construtora Ponto Forte, responsável pela reforma geral do estádio oficial do time de futebol do Santo André, que disputará a Série A-1 do Campeonato Paulista em 2017. 

Operários estrangeiros estão trabalhando na obras do estádio, que devem ser concluídas em breve | Foto: Beto Garavello/PSA
Com habilidade no português, novo idioma que incorporou a lista dos outros que fala fluentemente, como o francês e o inglês, fora os cinco dialetos regionais de seu país, o simpático Tyty se mostra orgulhoso de trabalhar em uma obra que será utilizada, nos próximos dois meses, para fins olímpicos. Neste caso, especialmente, o futebol que tanto gosta – delegações do Canadá, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Zimbabwe e Japão realizaram vistoria técnica no gramado andreense, mas ainda sem definição oficial por parte do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) dos futuros hóspedes.

Em solo brasileiro, Tyty escolheu o Corinthians para torcer. “Primeiro, porque moro perto do estádio, em Itaquera; segundo, em razão de ter as mesmas cores do time que torço em Congo”, disse o pedreiro, aos risos, referindo-se ao Mazembe, equipe que entrou para a história ao eliminar, surpreendentemente, por 2 a 0, o Internacional (RS) do Mundial de Clubes da Fifa, em 2010.
   
No espaço público em fase final de construção, haverá ainda dois vestiários da arbitragem, um para juiz; outro para juíza, com direito, inclusive, aos cabides já pendurados na cor rosa. A comissão técnica também terá sala especial, com dois banheiros. Haverá ainda área da zona mista, que permitirá à imprensa acesso aos jogadores, após as partidas.

O engenheiro civil Renato Dargevitch, um dos diretores da Ponto Forte Construtora, afirma que a obra está na fase final, conforme contrato firmado com a Prefeitura de Santo André. “O COB só exigiu a conclusão de um dos vestiários para uso das seleções olímpicas”, explicou. Além de banheiros, serão 11 chuveiros, dos quais, nove quentes e dois frios. As seis banheiras com hidromassagem serão instaladas até dezembro deste ano, assim como a conclusão do vestiário do time visitante. 

Em abril, o Executivo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, promoveu diversas intervenções no local, como a reconstrução da arquibancada do setor B; reforma das salas de imprensa e da tribuna, das entradas de acesso ao estádio, do estacionamento e das bilheterias, além da remodelação total da área do banco de reservas. O investimento municipal, inclusive com os novos vestiários, foi de R$ 16 milhões. Por outro lado, o gramado está sendo restaurado pelo COB, sem custo algum para a Administração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário