quinta-feira, 16 de junho de 2016

Servílio de Oliveira, medalhista olímpico de boxe, participa de bate-papo em Santo André

Da Redação

O Sesc Santo André promove o bate-papo “(Re)Pensando o esporte no ABC”, no próximo sábado (18) às 14h, no qual o pugilista Servílio de Oliveira levanta pontos relevantes ao esporte no ABC ontem, hoje e amanhã, e compartilha histórias pessoais da carreira. A atividade será mediada por Marcelo Mendes, jornalista esportivo do jornal ABCD Maior.

Servílio de Oliveira foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe (bronze), ao vencer Engin Yedgard (Turquia) e Joe Destimo (Gana) durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1968, realizados na Cidade do México. Servílio permaneceu sendo o único medalhista olímpico do país no esporte até 2012, quando três brasileiros chegaram à semifinal do boxe nas Olimpíadas de Londres.

Servílio foi o primeiro brasileiro medalhista olímpico | Foto: divulgação 
Detentor de dois títulos de campeão brasileiro e dois de campeão sul americano, Servílio de Oliveira precisou encerrar sua carreira de forma prematura em 1971, com apenas 23 anos, após sofrer um descolamento de retina durante uma luta. Apesar de tentar retornar ao ringue e chegar a se consagrar novamente campeão brasileiro quatro anos depois, ele foi impedido de lutar pelo título sul americano no Chile, sob o argumento de que o regulamento não permitia a participação de um pugilista com menos de 1/4 de visão em uma das vistas. Assim, encerrou definitivamente a carreira invicta, somando 20 lutas e 20 vitórias.

Servílio passou então a atuar nos bastidores do boxe como auxiliar e coordenador técnico de clubes do ABC, tendo revelado inúmeros pugilistas da nova geração. Atualmente, é coordenador técnico da equipe de boxe de São Caetano do Sul, supervisor da carreira do pugilista meio-pesado Jackson "Demolidor" Junior e comentarista de boxe dos canais ESPN no Brasil.

A conversa com Servílio de Oliveira integra o projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que pretende, no ano em que o Brasil sedia a 28ª Edição dos Jogos Olímpicos e a 16ª Edição dos Jogos Paralímpicos de Verão, estimular e sensibilizar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física e do esporte por meio de uma programação variada que contempla vivências, apresentações esportivas, exposições, bate-papos, encontros com atletas, festivais e torneios de diversas modalidades esportivas, além de difundir a cultura esportiva por meio da reflexão sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais.


Após o bate-papo, os interessados poderão participar de uma vivência do boxe com Servílio de Oliveira, nas quadras do Sesc Santo André, entre 15h e 17h. O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar. Mias informações podem ser obtidas pelo número 4469-1200.


Nenhum comentário:

Postar um comentário