terça-feira, 2 de agosto de 2016

Dermatologista explica diferença entre botox e preenchimentos

Atualmente, a toxina botulínica e o preenchimento são procedimentos estéticos muito procurados nos consultórios médicos, tanto por mulheres quanto homens. A dermatologista andreense, Íris Flório, afirma que esses procedimentos são amplamente indicados para minimizar os sinais de envelhecimento, além de corrigir alguns “defeitinhos”. 

Íris fala sobre as principais dúvidas das pessoas, antes de se submeterem a um dos procedimentos. Vale lembrar que a toxina botulínica há muito tempo é utilizada na medicina para fins terapêuticos em algumas especialidades como neurologia, oftalmologia e dermatologia. 

No preenchimento facial é possível ver o resultado na hora | Foto: Divulgação 
Como são feitos esse procedimentos? E em quais áreas da face?
O botox age paralisando a musculatura, e no caso de envelhecimento, ajuda muito em rugas dinâmicas (aquelas que aparecem quando há expressão facial). É preciso muito cuidado e técnica na aplicação do botox em algumas regiões da face e, principalmente, ao redor da boca para que não cause paralisia nos músculos responsáveis pela fala e mastigação. No caso de preenchimentos faciais são injetadas substâncias flexíveis na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. 

Quais produtos são utilizados?
No botox é utilizada a toxina botulínica. No preenchimento, o acido hialurônico é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. Outra linha de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse). Uma variação desta técnica é o auto enxerto de gordura, na qual retira-se gordura de uma área do corpo onde esteja em excesso (através de lipoaspiração) e injeta-se sob a ruga elevando-a. Este procedimento é mais trabalhoso, exigindo mais cuidados.

Quem pode fazer? E quem não pode?
Normalmente é indicado que o paciente faça tais procedimentos quando aparecerem sinais de envelhecimento cutâneo, que para alguns já começam no início da idade adulta. E não devem ser feitos durante a gestação e amamentação. Para uma avaliação e esclarecimento de dúvidas, recomenda- se que sempre se procure um médico habilitado e especialista.

A partir de qual idade pode ser feito?
Não há uma idade específica, normalmente é feito a partir do momento que o paciente sente-se incomodado com a aparência.

Há restrições? Efeitos colaterais?
Entre as complicações mais comuns do botox estão: alergias, dor ou hematomas no local, cefaleia e náuseas. Além disso, queda palpebral ou dificuldades na mastigação, deglutição e sorriso quando mal aplicados. Nos preenchimentos podem surgir hematomas, infecção local, dor e inchaço, além de granulomas.

É necessário repouso?
No caso do botox, sim. Após a aplicação o paciente deve evitar massagear o local da aplicação ou realizar movimentos que possam tirar a toxina do lugar por 6 horas. Para o preenchimento não é necessário.

Em quanto tempo é possível ver o resultado? Quanto tempo dura?
O uso do botox cosmético costuma ter seu efeito máximo nas duas primeiras semanas, sendo necessária nova aplicação a cada três ou quatro meses. Nos preenchimentos faciais, o paciente consegue ver o resultado na hora da aplicação, tendo uma duração de oito a 12 meses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário