sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mortes no trânsito apresentam queda em São Paulo


O Estado de São Paulo registrou queda de 6% no número de óbitos no trânsito, no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA SP). Foram 198 óbitos a menos nos sete primeiros meses de 2016, apesar de identificado um aumento de 7% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma diminuição de 23% nas ocorrências de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando índices positivos. Em relação ao número de acidentes com vítimas, houve uma redução de 14% se comparado julho deste ano com o mesmo mês de 2015.

Em relação ao período de maior incidência de acidentes, é possível destacar o fim de semana (sexta-feira à noite até domingo) como o mais perigoso nas estradas e vias. Esse é o principal fator que explica o aumento de mortes em julho deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2015. Em 2016, o mês de julho teve cinco finais de semana, contra quatro de 2015.

Lançado em fevereiro, o relatório INFOSIGA SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.

O documento apresenta dados de gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos em acidentes de trânsito ocorridos em julho de 2016, por exemplo, 80% eram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos e 39% foram provocados por colisões e 25% por atropelamentos. Os dados deste mês apontam que 29% das vítimas eram motociclistas e outros 29% estavam em automóveis.

Convênios com municípios
Em fevereiro de 2016, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Os municípios foram escolhidos combinados os critérios de faixa populacional, taxa de óbitos por 100 mil habitantes e média superior a 15 óbitos por ano.

Nestes municípios, estão sendo realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização. Um dos exemplos é a formação de um Comitê de Segurança de Trânsito em cada município, composto por representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema (Polícias Militar e Civil; setores de Engenharia de Tráfego, Educação e Fiscalização no Trânsito; Unidades de Saúde/Hospitais; SAMU; Corpo de Bombeiros; Detran; Concessionárias/DER) com o objetivo de realizar análises e levantamentos de possíveis causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos nos municípios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário