quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Defesa do SUS é uma das bandeiras da candidata Malu Malatesta

Por Vivian Silva 

A candidata a vereadora Maria Luiza Leão Salerno Malatesta, 59 anos, conhecida como Malu Malatesta, disputa um cargo na Câmara Municipal de Santo André pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

Formada em Psicologia, a postulante já ocupou diversos cargos, entre eles, o de coordenadora de planejamento na Secretaria de Saúde andreense. Num possível mandato, Malu pretende levantar questões em diversas áreas como: combate à violência contra a mulher e defesa do Sistema Único de Saúde. Confira a seguir a entrevista exclusiva com a candidata. 

Malu Malatesta é formada em Psicologia | Foto: Divulgação 
Ponto Final (PF): O que ou quem te motivou a sair como candidata a vereadora em Santo André?      
Malu Malatesta (MM): Decidi ser candidata para afirmar que lugar de mulheres também é na política, sou  filiada ao PT, desde 1992, somos homens e mulheres  capazes de formular e defender políticas públicas. Outra razão é que trabalhei nas gestões  democráticas de esquerda, e sei que as políticas públicas em todas as áreas - tanto na gestão Celso Daniel, João Avamileno e Carlos Grana -  foi e é na direção de uma cidade cada vez melhor, sei que o Carlos Grana é o prefeito que está cidade precisa e merece.

PF: Qual a principal bandeira da sua campanha e quais áreas a senhora pretende promover ações e debates, que possam gerar políticas públicas no município, num possível mandato?
MM: A Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), que passa pela humanização dos serviços de saúde com gestão participativa de trabalhadores e a comunidade. Defesa de direitos, não a violência contra as mulheres e dos  diferentes grupos sociais vulneráveis. Valorizar as práticas integrativas para tratamento a usuários de serviço da saúde.  Fortalecer as práticas inclusivas de usuários e familiares na saúde mental. Defender a criação de espaços na comunidade para manifestações culturais e esportivas.  Acompanhar o Plano Municipal de Educação, no qual os diferentes temas da vida cotidiana possam perpassar a aprendizagem e a convivência social. Defender medidas de segurança de competência municipal e estadual. Apoiar políticas de  sustentabilidade do meio ambiente, incluindo o cuidado animal com a criação de uma comissão permanente no mandato. Acompanhar a política de regularização fundiária prevista para os núcleos habitacionais. Além de, estabelecer e consolidar no mandato a participação ativa, como construção objetiva da participação popular na definição e fiscalização das políticas públicas.

PF: Considerações finais.
MM: Neste momento, no qual me coloco como candidata, apesar desta turbulência política e econômica, me sinto totalmente capaz de ajudar a nossa cidade ser o que é sua vocação: uma cidade boa de viver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário