segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Nova Central de Monitoramento Semafórica é apresentada ao prefeito Carlos Grana

Por Vitor Lima 

Na última sexta-feira (2), o prefeito de Santo André, Carlos Grana, visitou a Central de Monitoramento Semafórica do município. Na ocasião, os funcionários da Engenharia de Tráfego apresentaram ao chefe do Executivo o novo sistema de monitoramento dos semáforos da cidade. O novo sistema, mais moderno e eficiente, começou a funcionar no início de agosto e, por enquanto, engloba apenas o eixo da Avenida Santos Dumont – o eixo inclui 25 intersecções, com 149 faixas monitoradas por 61 câmeras. 

Conforme explica o Diretor de Engenharia de Trafego, Epeus Monteiro, a nova central semafórica colhe dados e corrige a operação no mesmo ciclo – ao contrário do sistema antigo, no qual a correção só era feita no ciclo seguinte, depois que o semáforo ficava vermelho. 
Carlos Grana foi apresentado à nova Central na última sexta (2) | Foto: Diego Barros
Embora o sistema auxilie o trânsito da cidade, o próprio diretor lembra que ele sozinha não conseguirá acabar com os congestionamentos, já que a capacidade das vias já foi ultrapassada. “Isso aqui otimiza, traz ganhos significativos. Porém, em via pública existe um componente que chama capacidade viária. Quando passa 80% da capacidade viária, já significa saturação, começa a formar trânsito. Aí, para resolver depende de obras, ações de planejamento de médio e longo prazo”, explica. O exato ganho que o sistema trará para a fluidez do trânsito só conseguirá ser medido após um ano de operação, em agosto de 2017.

O prefeito aprovou o que viu e adiantou que o sistema deverá abranger outras vias. “Agora precisamos expandir para outros locais, para os principais pontos de Santo André, aqueles mais estratégicos”. Santo André tem 325 intersecções com semáforos e o sistema tem capacidade para monitorar até 500. Assim, para expandir a operação, será necessário apenas instalar novas câmeras e fibra ótica – que é necessária para levar as informações da câmera até a central.



Nenhum comentário:

Postar um comentário