segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Vacinação contra raiva animal ocorre até 17 de setembro em São Bernardo

Da Redação

“Estou cuidando da Dolly há quase dois anos. Sempre que chego em casa, ela pula pedindo atenção. Ela alegra o ambiente e cuidar da saúde dela é o mínimo que posso fazer para retribuir tudo o que ela nos proporciona”. A afirmação é da estudante Juliana Tavares Prates, que levou a pequena Dolly, uma cachorra sem raça definida, para vacinar contra a raiva em um posto montado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ipê. A estimativa dos organizadores da Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos era a de vacinar cerca de mil animais no local.

A campanha segue até o dia 17 de setembro, diariamente, exceto nos domingos, em dezenas de pontos estratégicos da cidade, incluindo estacionamentos, praças públicas, pátios de igrejas e áreas livres de clubes e de associações de moradores, além da sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Secretaria de Saúde pretende vacinar 52.363 cães e 13.908 gatos, meta baseada em levantamento feito pelo Instituto Pasteur a partir da média de animais vacinados nas últimas campanhas realizadas no município. 
Campanha de vacinação segue em São Bernardo do Campo| Foto: Nilson Sandre
Não podem ser vacinados animais prenhes, menores de três meses de idade ou que estejam enfermos. A vacinação é exclusiva para cães e gatos e não há necessidade de apresentação de documentos do animal. Entretanto, é preciso que o proprietário tenha mais de 18 anos e que o animal seja conduzido com guia e coleira e, dependendo do porte, com focinheira. O CCZ fornecerá comprovante de vacinação.

A chefe da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, Marjori Fabrício Cerchiari, destacou que postos volantes levan a campanha aos locais de difícil acesso. “Vamos disponibilizar a vacina em locais como pós-Balsa, Tatetos, entre outros pontos. A ideia é conseguir atingir o maior número possível de donos de animais”, disse.

Marjori afirmou ainda que cuidadores e Organizações Não Governamentais (ONG) que cuidam de animais também podem participar e agendar um dia para que haja a vacinação. “Há uma cuidadora que tem 180 cães e sempre marcamos um dia para que todos os animais sejam imunizados. Em casos como este é possível agendar no CCZ para que uma equipe faça a vacinação”, destacou.

Postos

 A cada dia a vacinação será feita em locais diferentes da cidade, no horário das 9h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. Apenas quatro postos de vacinação funcionarão em horário diferenciado, das 9h às 13h. Haverá, ainda, vacinação antirrábica em três feiras noturnas, das 18h às 21h. No total, serão 60 postos de vacinação, além das equipes volantes que percorrerão os bairros mais distantes com o apoio de carro de som.

Veja a relação completa com os dias, horários e locais de vacinação no Portal da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4367-3306 e 4365-3349.



Nenhum comentário:

Postar um comentário