segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Doação de órgãos será discutida no CHM

Da Redação

Em Santo André, 268 pacientes aguardam na fila por um transplante – a maioria, 174, a espera de um rim, segundo dados da Central de Transplantes de São Paulo. Diante desse cenário e para falar sobre a importância da doação para sobrevida dessas pessoas, o Centro Hospitalar Municipal (CHM), equipamento público da rede de saúde andreense e localizado na Vila Assunção (Avenida João Ramalho, 326), promoverá tradicional simpósio no próximo dia 27, das 8h às 12h, em seu auditório.

CHM investe no trabalho de notificação e capacitação de órgãos e tecidos | Foto: Anderson Pedro
Na oportunidade, o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT) no CHM e especialista na área, o enfermeiro Paulo Cezar Ribeiro, apresentará as estatísticas do serviço desenvolvido desde 2013 na unidade de saúde. Neste ano, entre 1º de janeiro e 28 de setembro, foram 25 notificações de pacientes que tiveram a morte cerebral diagnosticada pelos médicos, dos quais, oito foram doadores, após consentimento das famílias.

O CHM não realiza transplantes, mas a identificação de potenciais doadores, e, consequentemente, a notificação à Central de Transplantes de São Paulo, além da abordagem dos familiares para convencimento do gesto de amor ao próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário