sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alckmin anuncia trem Expresso entre o ABC e capital

Da Redação

O governador Geraldo Alckmin anunciou hoje (18) um novo serviço da CPTM. Trata-se do Expresso Linha 10, que terá apenas uma parada na Estação São Caetano. O serviço atenderá de forma mais rápida, em 10 minutos, o trecho entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, que tem integração gratuita com a Linha 2 – Verde do Metrô. “O serviço está previsto para acontecer a partir de 30 de novembro”, disse o governador.

Governador anunciou o novo serviço hoje (18) | Foto: Alexandre Carvalho
Na mesma oportunidade, o governador deu o comando para que um dos dois novos trens da Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) da CPTM entrasse em operação. Os trens fazem parte do lote dos 65 encomendados. A entrega aconteceu em celebração aos 10 anos do Centro de Controle Operacional (CCO). Um dos mais modernos centros de controle da América Latina, o CCO é responsável pela operação das seis linhas da CPTM. 

Já são sete composições entregues neste ano: 2 para a frota do serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral, e 5 para a Linha 7-Rubi. As demais unidades serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes, de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

Expresso fará trecho entre estação Prefeito Celso Daniel e Tamanduateí em 10 minutos | Foto: Reprodução
“Os novos trens são um ganho para a população, que tem menos problemas de manutenção e menos interrupção. Com mais trens, podemos atender melhor e diminuir a superlotação, oferecendo transporte de qualidade e de alta capacidade para a população”, comentou Alckmin. “Este é o melhor investimento que existe e em uma região que é a terceira maior do mundo, com 22 milhões e meio de habitantes”, disse.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), o trem possui monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes). Possui também monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Ao receber do fabricante um novo trem, a CPTM realiza inúmeros testes antes que ele entre em operação, garantindo a segurança dos passageiros. São testados todos os sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. Os novos trens fazem testes sem usuários durante o dia, sem parada nas estações e, na madrugada, com simulações de embarque e desembarque. 



Um comentário:

  1. A CPTM quando foi assumida pelo Governo de SP do Governo Federal era uma verdadeira sucata. Os trens enferrujados, andavam de portas abertas, janelas quebradas, furos no piso, etc. Nesses anos estações foram reformadas e outras novas foram feitas, trens novos, o sistema está sendo modernizado. A CPTM se integrou gratuitamente com o Metrô e número de passageiros se multiplicou. Se ainda não está perfeita, avançou muito.

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