quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sesc Santo André recebe festival de música de Câmara

Da Redação

Entre 23 de novembro e 02 de dezembro, o Sesc Santo André sedia quatro concertos da segunda edição do Festival Sesc de Música de Câmara. A abertura fica a cargo do duo pianístico brasileiro Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini, reconhecido como um dos mais importantes do País. No dia 24, quem sobe ao palco do Teatro é o grupo internacional Pera Ensemble, que reúne especialistas da música historicamente informada da Europa ao lado da elite da música turca. Já o Trio Appassionata, formado por uma violinista norte-americana, uma cellista espanhola e um pianista brasileiro se apresenta dia 1°, seguido no dia 2 pelo grupo belga Vox Luminis, especializado na música vocal do século XVI ao XVIII.

 Foto: Divulgação
A primeira atração a subir ao palco do Sesc Santo André, o duo pianístico brasileiro Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini, inicia seu repertório com A Sonata Kv.521 em Dó Maior, de Mozart, e segue com duas obras de inspiração espanhola: Rapsódia Espanhola, considerada primeira obra-prima orquestral de Maurice Ravel, e a Dança Espanhola n.1, que faz parte da ópera A Vida Breve, de Manuel de Falla. O concerto é encerrado com três das Danças Húngaras de Johannes Brahms, inspiradas nas melodias e estilos da música cigana húngara. Embora as peças sejam mais conhecidas em sua versão orquestral, elas foram originalmente compostas para piano a quatro mãos. Reconhecido como um dos mais importantes do país, o duo de Celina Szrvinsk & Miguel Rosselini já se apresentou nas principais séries e salas de concerto do Brasil, além de ter realizado concertos na Alemanha, Suíça, Itália, Canadá, Rússia e Japão. 

No dia 24 de novembro, o grupo Pera Ensemble sobe ao palco do Teatro para apresentar um repertório que explora a tradição da música antiga, mas sem tratá-la como uma relíquia cultural. Fundado em 2005 pelos músicos Mehmet Cemal Yesilcay e İhsan Ozer, ambos nativos de Istambul (Turquia), o Pera Ensemble pratica a diversidade em sentido amplo e reúne especialistas da música historicamente informada da Europa ao lado da elite da música turca. Pera é o nome de um bairro em Istambul, onde uma miríade de culturas e religiões vem coexistindo há mais de dois mil anos. Assim também é a composição do grupo, que une um núcleo de músicos turcos especialistas em instrumentos tradicionais a europeus formados na tradição clássica ocidental.

O Trio Appassionata, por sua vez, é formado por uma violinista norte-americana (Lydia Chernicoff), uma cellista espanhola (Andrea Casarrubios) e um pianista brasileiro (Ronaldo Rolim), e se apresenta dia 1º de dezembro. Os três jovens músicos de perfil discreto realizam performances cativantes, que chamam a atenção pela alta qualidade técnica e pelo potencial comunicativo, por meio de um repertório que inclui compositores como L. Van Beethoven, Lorenzo Fernandez e Antonin Dvorák. Criado em 2007, o trio já se apresentou em salas de concerto de quatro continentes, especialmente na América do Norte e Europa, e vem ao Brasil pela primeira vez em 2016.

Para encerrar a programação do festival no Sesc Santo André, o grupo belga Vox Luminis realiza no dia 02 de dezembro o concerto coral Puer Natus in Bethlehem, com obras que celebram as festas cristãs do final do ano e que foram tão importantes para a música. Conhecido por sua combinação de vozes de alta qualidade individual, afinação e clareza do som, o Vox Luminis foi fundado em 2004, em Namur, na Bélgica. Especializado na música vocal do século XVI ao XVIII, o grupo fundado por Lionel Meunier é um dos mais importantes conjuntos vocais da atualidade, sendo reconhecido pelas sofisticadas interpretações do repertório sacro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário