sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Eduardo Leite: “Santo André precisa de um plano de desenvolvimento”

Da Redação 

Vereador mais votado do PT de Santo André pela segunda vez consecutiva, Eduardo Leite quer contribuir para a construção de um plano para promover o desenvolvimento da cidade. Em entrevista ao jornal Ponto Final, o parlamentar reeleito em outubro com 5.026 votos, defende a união da sociedade civil e do Poder Público para elaboração de um plano estratégico que trace metas para o desenvolvimento do município.

Reeleito, vereador projeta ações para fomentar o emprego e a geração de renda | Foto: Divulgação
Ponto Final (PF): Ao que você atribui o ótimo resultado que você obteve nas urnas?
Eduardo Leite (EL): Tenho um time muito bom. Estou cercado por pessoas bastante comprometidas com o nosso projeto e que acreditam que podemos fazer a diferença na vida das pessoas. Nesse sentido, fizemos um primeiro mandato bastante produtivo e bem abrangente. Acho que conseguimos dar uma resposta positiva à sociedade. 

PF: Como você avalia a derrota do governo Carlos Grana?
EL: Acredito que a crise política e econômica explica uma parte da derrota, mas outros fatores foram decisivos, como a definição de prioridades de governo sem sintonia com o que a população esperava e o fato do governo não conseguir equilibrar despesas e receita.

PF: Como será a sua atuação na Câmara, agora na oposição?
EL: Vamos continuar trabalhando com muita responsabilidade. Santo André vive um momento difícil do ponto de vista financeiro e não vou embarcar no quanto pior melhor. Nossa oposição será responsável e propositiva. Entendo ser urgente a necessidade de elaborarmos um plano estratégico com vistas a fomentar a geração de emprego e renda.

PF: De que forma o Legislativo pode contribuir com esse tema?
EL: Provocando debates que coloquem esse tema como questão central, reunindo trabalhadores, empresários, unindo sociedade civil e Poder Público. Vamos ouvir especialistas, aprender com experiências já vividas por outros municípios. Santo André precisa aproveitar melhor o seu potencial econômico. Precisamos incentivar e desenvolver ambientes favoráveis para as micros e pequenas empresas, oferecer qualificação profissional para os nossos jovens, desenvolver o turismo, identificar perímetros favoráveis para a criação de polos tecnológicos, criar novas áreas aptas a atrair investimentos. 

PF: Você foi o vereador petista mais votado pela segunda vez consecutiva. Esse resultado te impulsiona para novos desafios?
EL: Não descarto a possibilidade de disputar em 2018, mas isso precisa ser muito bem discutido. Esse assunto ainda não está na pauta. Nesse momento quero descansar um pouco com a minha família para poder pensar com calma nos próximos passos.

PF: Qual o futuro do PT?
EL: Antes de qualquer coisa é preciso reconhecer que existe uma tentativa de criminalizar o PT e as conquistas do período em que esteve no Governo Federal. Existe uma onda conservadora que quer arrancar de maneira não democrática alguns direitos e conquistas da classe trabalhadora e também daqueles que são fragilizados socialmente. No entanto, o PT também precisa reconhecer seus erros e corrigi-los. É inegável que algumas figuras se envolveram com corrupção e nada justifica isso. Sem essa reflexão fica difícil projetar algum futuro.

PF: As eleições partidárias do PT devem acontecer em março. Como será a sua participação?
EL: Quero ter papel ativo, inclusive já estou discutindo com outros grupos. Entendo que para o partido se fortalecer o debate interno precisa se dar em torno de ideias e propostas. Fazer a disputa apenas em torno de nomes não vai resolver nada, não haverá avanços tampouco mudança de atitudes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário