segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Rede municipal de ensino andreense ganha wi-fi

Da Redação

Toda a rede municipal de ensino de Santo André (51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 35 creches,  5 Centros Públicos de Formação Profissional e 10 Cesas) estão com wi-fi disponível para funcionários, professores, e população. O acesso à rede, que começou a ser possível em outubro, tem fim pedagógico, mas uma parte da rede será de acesso livre para funcionários alunos e comunidade.

Acesso a internet ficou mais fácil e rápido para professores e alunos | Foto: Júlio Bastos/PSA 

De acordo com a diretora do departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Maria Helena Marin, o objetivo da iniciativa é “ampliar as possibilidades de uso de dispositivos móveis para uso pedagógico, tanto para alunos quanto para uso em atividades de formação de professores na escola”. 

Segundo a coordenadora de informática da rede, Jamile Alabi, as escolas e centros públicos contam com uma rede sem fio do Programa Banda Larga, mas o sinal não é suficiente para atender à demanda da escola, ficando apenas para uso administrativo em caso de eventuais problemas na rede cabeada. Para ampliar a possibilidade de acesso a internet, foram instaladas antenas wi-fi na parte interna das unidades, sendo que muitas delas alcançam a área externa. “Neste caso as comunidades poderão acessar o wi-fi sem necessidade de uso de senha”, explica Jamile.

Para a realização do projeto foi realizado pregão presencial que contemplou a empresa NCT Informática Limitada. Foi contratado o serviço que consiste na instalação, configuração, monitoramento e geração de relatórios de todos os equipamentos e softwares necessários para liberação de acesso a rede wi-fi, incluindo firewall, gerenciador de conteúdos, filtros web e antivírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário