quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Universidade de São Caetano do Sul é alvo do Ministério Público

Por João Antonio Cardoso 

A USCS, conhecida por seu antigo nome IMES, é alvo de investigação pela Promotoria de Justiça de São Caetano do Sul. O motivo da investigação é o contrato entre a Universidade, que é um orgão público da Prefeitura de São Caetano, com a empresa LOPES SOLUÇÕES EM SERVIÇOS EMPRESARIAIS EIRELLI para contratação de RECEPCIONISTAS TERCEIRIZADOS. A suspeita é que este contrato seja uma forma da USCS "fugir" de contratar os aprovados em concurso público realizado em Junho desse ano. para a seleção de Auxiliares administrativos.

O concurso que contou com a participação de mais de 5 mil candidatos e arrecadou mais de R$ 240 mil nas taxas de inscrição. Já com o concurso finalizado e com candidatos classificado, a USCS não convocou nenhum aprovado sequer. Enquanto isso, a USCS estabeleceu o contrato 1095/2016 com a empresa LOPES SOLUÇÕES e  contratou 26 recepcionistas e 2 líderes para trabalharem nas dependências da faculdade. 

A suspeita que está sendo investigada é de que a USCS utiliza do contrato com a empresa LOPES SOLUÇÕES para contratar pessoas "simpáticas" a dirigentes da instituição. Na denúncia há também a citação de um apelido derivado do sobrenome de um dos dirigentes da instituição para se referir as pessoas simpáticas a ele que estão trabalhando na USCS pela empresa LOPES. Os dos pontos mais delicados da denúncia é a extrema semelhança entre o descritivo das atribuições constantes no Edital de Concurso Público de Auxiliar Administrativo com as atribuições dos Recepcionistas Terceirizados constantes no Edital da Licitação 33/2016 e no Contrato 1095/2016. 

Outro ponto é que cerca de 12 pessoas que hoje são contratadas pela LOPES SOLUÇÕES já foram contratadas pela USCS para a prestação de serviços autônomos, com recebimentos mensais de valores iguais, em meses sucessivos e por longos períodos de tempo, caracterizando uma espécie de vínculo empregatício no passado. Os supostos recepcionistas fazem tudo na universidade: um dos recepcionistas contratados pela empresa Lopes tem formação de bibliotecário e atua em serviços técnicos da Biblioteca da Universidade e outra contratada é filha de uma funcionária de carreira da Universidade e atua na secretaria técnica, relacionando-se com documentos e serviços acadêmicos de alta complexidade bem diferentes do serviço de recepcionista. 
Até o momento a USCS não respondeu aos contatos da reportagem e não se pronunciou sobre as denuncias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário