terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Campanha em Santo André busca doadores de medula óssea

Por Vivian Silva

Nesta quinta-feira (23), a empresa Scórpios, em Santo André, sedia uma campanha para cadastro de doadores voluntários de medula óssea, das 10h30 às 14h30. A ação – promovida pela Associação da Medula Óssea (AMEO) e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – busca também encontrar um doador para o pequeno Dhavi Henrique Santiago de Aquino, 3 anos, que necessita de um transplante de medula óssea. 

Pequeno Dhavi precisa de um transplante de medula óssea  | Foto: Divulgação 
A criança tem osteopetrose, doença congênita, que já causou diversos problemas ao pequeno Aquino, como perda parcial da audição, dos dentes, baixa estatura para a idade, além de ossos extremamente frágeis. 

Com isso, a mãe do garoto, Laura Santiago, 32 anos, busca de todas as formas mobilizar as pessoas para se cadastrarem na campanha, pois a chance de encontrar um doador compatível é de um em cada 100 mil, segundo informações da instituição Graacc

“Ele precisa urgentemente de um transplante. Estou pedindo ajuda para todo mundo”, desabafa Laura, que tem  também  uma filha (Laysa) de 14 anos e cuida dos filhos, sem ajuda do pai. 

Cadastro de doadores
Para se cadastrar como doador, basta comparecer à Scórpios – que fica na Rua Alfreds Paegle, 169, bairro Campestre, em Santo André – ou no hemocentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ter entre 18 e 54 anos e levar um documento de identidade com foto. Na ocasião, será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. 

Posteriormente, o material coletado será analisado e incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Então, haverá um cruzamento com os dados dos pacientes que necessitam de transplantes e, caso haja alguma compatibilidade, o candidato será avisado. 

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, na qual a medula é retirada do interior do osso do quadril. O procedimento dura, em média, 40 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário