quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Campeão mundial treina quem almeja ser atleta profissional de kung fu

Por Vivian Silva 

A Academia Santo André, localizada no Parque das Nações, é comandada por ninguém menos que o ex-atleta de kung fu, Luiz Leonardo de Sousa, 43 anos. Apaixonado pela arte marcial e por toda filosofia que envolve a modalidade, Sousa ministra um treinamento específico e gratuito para alunos que desejam ser atletas profissionais. 

Souza tem no currículo diversas medalhas | Foto: Divulgação 
O projeto conta com quase 30 praticantes, atualmente. “Eu faço este trabalho especial, por conta da experiência tanto de ser atleta, como técnico (da seleção brasileira de kung fu tradicional). Nesse programa de treinamento eu não cobro nada, são meus alunos e eu faço isso quando eles têm um destaque e interesse também”, conta Souza.

De acordo com o ex-atleta, a ideia surgiu pela própria dificuldade no início da carreira. “Eu faço isso com muito carinho, porque eu sofri muito para conquistar os títulos, enfim, para fazer algo que eu gosto, através de algo que não tinha muito apoio”, relembra. 

Sousa nasceu no Piauí. Ainda criança viu um filme estrelado por Bruce Lee e, naquele momento, decidiu que queria praticar kung fu. A partir daí, ingressou no karatê, pois na cidade onde morava não tinha kung fu. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo e conseguiu finalmente entrar numa academia, para iniciar uma trajetória vitoriosa no esporte, que envolve medalhas de ouro, prata e bronze, todas conquistadas em campeonatos mundiais oficiais de kung fu na China. 

O kung fu proporciona benefícios físicos e emocionais | Foto: Divulgação 
Benefícios do kung fu 
Muito além da força física, o kung fu traz diversos benefícios aos praticantes, por isso, é indicado até por psicólogos, de acordo com Sousa. “Ajuda muito na autoconfiança, traz muita tranquilidade, deixa o praticante muito mais centrado”, destaca. O técnico ressalta ainda que é ótimo para as crianças, pois incentiva a disciplina, o que reflete também nos estudos de maneira geral. Durante a prática, o alongamento e a respiração são trabalhados, o que gera benefícios na saúde como, por exemplo, o fortalecimento de órgãos e articulações. 

Conexão Brasil X China 
Desde 2006, Sousa já viajou diversas vezes para a China. A próxima viagem está marcada de 02 de março a 04 de abril, quando ele fará um intercâmbio cultural. Além disso, Sousa mantém uma relação de amizade com o Cônsul Geral da República Popular da China, Chen Xi, por conta de tudo isso, é considerado um embaixador. “Eu estou sempre à frente para fazer este contato aqui da cidade”, conta o técnico. Ele explica que estes contatos não se resumem apenas a parte esportiva, mas podem envolver também questões comerciais em Santo André, por exemplo. 

Campeonatos 
Em 2015, Sousa foi até à China para registrar oficialmente o 1º Pan-Americano de Kung Fu/Wushu realizado em julho daquele ano no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antônia, em Santo André. Ele foi o idealizador e organizador do evento. A partir deste ano, o evento – que já integra o calendário oficial – será realizado na Costa Rica em agosto, e o mundial ocorre na China, em novembro. 

Sousa explica que a Costa Rica foi escolhida por meio de um sorteio. Ao todo, são convidados 23 países. Neste ano, ele estará presente no evento como técnico responsável pela delegação brasileira, juntamente, com outros membros do Brasil. Até lá, Sousa segue em busca de patrocínio para os atletas. 

A Academia Santo André fica na Rua Oratório, 1.429, Parque das Nações, em Santo André. Além do kung fu, o local oferece yoga, acupuntura e arteterapia. Tel.: 3439.9333.



Nenhum comentário:

Postar um comentário