quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Alckmin anuncia wi-fi gratuito em 40 estações do Metrô

Da Redação

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira (2) a ampliação da rede de wi-fi nas estações do Metrô de São Paulo. O serviço é uma parceria entre o Metrô e a iniciativa privada, e ampliará o sinal de internet gratuita para 40 estações, a partir de 5 de fevereiro. Ao todo, serão 34 novas estações que receberão a internet gratuita, além das seis estações que já dispõem do serviço atualmente e terão a cobertura do sinal aumentada, com a substituição dos equipamentos.

“A partir deste domingo, serão vinte estações do Metrô com wi-fi gratuito. E, a partir do dia 1º de março, mais vinte estações”, comenta Alckmin. “Para se conectar é fácil. O usuário deverá se cadastrar, preenchendo seu nome, e-mail e telefone. Ou usar os dados do Facebook ou Linkedln”, explica.

Anuncio foi feito hoje (2) | Foto: Arquivo 
Dividido em duas etapas, o projeto começará com 20 estações que terão o sinal disponível tanto nas áreas livres como nas áreas pagas, com exceção das plataformas, por medida preventiva de segurança. As outras 20 estações passarão a contar com o wi-fi a partir do dia 19 de fevereiro.

A princípio, o sinal será aberto em caráter de teste, e permitirá a realização de aperfeiçoamentos técnicos. A operação plena do novo serviço de wi-fi no Metrô será iniciada no dia 1º de março nas 40 estações, divididas pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás.

O wi-fi no Metrô permite que as pessoas utilizem a internet com velocidade média de 1mbps. Esta banda de internet é suficiente para uma boa experiência de navegação em portais, redes sociais, aplicativos de comunicação e envio de e-mails. As estações terão capacidade para receber mais de 400 acessos simultâneos, em média. Nas estações de maior fluxo, essa capacidade deve superar 2.000 usuários, graças à infraestrutura instalada de fibra óptica e equipamentos de propagação de wi-fi para alta densidade de usuários, similares aos utilizados no Metrô de Paris e no Eurotúnel.

Para se conectar, o usuário deverá se cadastrar, preenchendo seu nome, e-mail e telefone, além de aceitar as condições de uso, na tela que se abrirá automaticamente após a seleção do wi-fi gratuito da estação. Também será possível usar os dados do Facebook ou Linkedln para o cadastro. Cada pessoa poderá usar a rede por 15 minutos. Após esse período, a reconexão pode ser feita a qualquer momento e será exibida uma página com a mensagem “Bem Vindo de Volta”, evitando que um novo cadastro seja feito. Não há limitação do número de acessos.

O wi-fi no Metrô foi desenvolvido visando a participação da iniciativa privada para oferecer o serviço nas estações, com investimento em infraestrutura e equipamentos, em troca da exploração publicitária do conteúdo online.

O Metrô realizou chamamento público disponibilizando todas as estações (algumas em lotes e outras individualmente) e a empresa N1 Telecom foi selecionada para implantar o serviço nos lotes que compreendem as primeiras 40 estações. Durante um ano, o Metrô vai analisar o desempenho do modelo de negócio para aprimorá-lo, se necessário, em contrato de concessão de longo prazo. Com a ativação destas estações, o Metrô estima receber mais de R$ 5 milhões por ano. As demais estações das linhas 1, 2 e 3 continuam disponíveis para a oferta do serviço.

Pelo acordo firmado com a empresa N1, as estações também receberão uma sinalização especial, informando o público sobre a disponibilidade do serviço e, em algumas delas, haverá pontos para carregamento de bateria do celular e banquetas para dar mais conforto para os usuários no mezanino da estação. Para o lançamento do projeto, as estações Sé, Brás e Ana Rosa contarão com áreas para atender os usuários. Na Sé, o local será ambientado com adesivos de árvores nas colunas, grama no piso, além de banquetas, cadeiras de praia e carregadores para celular. Já nas estações Brás e Ana Rosa, o modelo adotado será com demarcação colorida de piso, carregador de celular e banquetas. A instalação desses espaços de convivência dependerá do interesse e investimento dos patrocinadores.

Estações com wifi ativado a partir de 5 de fevereiro

- Linha 1-Azul: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana e Jabaquara
- Linha 2-Verde: Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí e Vila Prudente
- Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Sé

Estações com wifi ativado a partir de 19 de fevereiro

- Linha 1-Azul: São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi
- Linha 2-Verde: Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã
- Linha 3-Vermelha: Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda
- Linha 5-Lilás: Santo Amaro e Largo Treze



Nenhum comentário:

Postar um comentário