quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O muro de Trump X Papa Francisco!

Por Fabio Picarelli, Advogado e Conselheiro Estadual da OAB por Santo André

Donald Trump e Enrique Peña Nieto estão em rota de colisão, e a guerra entre os dois chefes de Estado atingiu tal nível que a gritaria de um deu lugar ao silêncio do outro: a reunião entre os presidentes dos Estados Unidos e o México, que estava marcada para terça-feira, foi cancelada pelo líder mexicano e ninguém acredita que vai ocorrer tão rapidamente em outra data.

Peña Nieto anunciou que comunicara a Washington que não participaria da reunião de trabalho com o presidente dos EUA. Era a única resposta possível perante a suprema provocação de Donald Trump, que depois de assinar um decreto presidencial para iniciar a construção de um muro na fronteira, e reiterar que seria o México a pagar a conta, foi escrever no Twitter que se Peña Nieto não estivesse disposto a isso, “mais valia cancelar a reunião e não vir a Washington”.


E assim, as relações entre os dois Presidentes (e os dois países) entram em território desconhecido. Nunca, nas últimas décadas, a situação foi tão crítica que fizesse abalar tanto as relações diplomáticas entre os dois países. A tensão começou a borbulhar assim que o agora presidente dos EUA lançou a candidatura à Casa Branca prometendo um muro intransponível para conter os “criminosos, traficantes, violadores” vindos do México. O assunto causou furor, mas o governo mexicano desvalorizou, e numa estratégia de apaziguamento, Peña Nieto até se dispôs receber o candidato republicano. 

Com Trump vociferando na sua retórica proteccionista e anti-mexicana, a oposição mexicana começou a denunciar as políticas dos EUA como hostis e a exigir uma resposta firme do presidente aos atos de agressão de um país que se posicionava como “dominador” e até mesmo “inimigo”. Finalmente, Peña Nieto foi obrigado a responder a Trump e ao seu decreto presidencial, que lamentou e condenou. “O México não acredita em muros”, declarou, em um comunicado oficial.

Resta saber se em relação ao Brasil Trump está disposto a construir muros ou construir pontes!

Cabe aqui uma reflexão. A palavra pontífice quer dizer “construtor de pontes”. Na tradição católica, o Papa recebe o título de “Sumo Pontífice”, ou seja  o maior construtor de pontes. O Papa Francisco tem sido exímio Pontífice. Todo esforço empreendido por ele é na direção de aproximar a humanidade. Francisco sonha em construir a ponte da paz entre Israelenses e Palestinos e fez questão de receber nos jardins do Vaticano, os dois maiores líderes destes povos com esta intenção.  Deseja ardentemente ver a paz reinar no mundo entre as duas Coreias, sobre as quais afirmou: “Não existem duas Coreias! Existe uma, que está dividida”. Francisco prega a construção de pontes de justiça para que o abismo entre países ricos e menos favorecidos sejam transpostos pela humanidade. Me parece que Trump ainda tem muito a aprender na construção de uma nova ordem mundial!



Nenhum comentário:

Postar um comentário