quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Paranapiacaba é opção para curtir o Carnaval

O Carnaval 2017 será no fim do mês e Paranapiacaba já se prepara para receber a festa. Neste ano, quem for à vila terá quatro dias de folia, de 25 a 28 de fevereiro. O local oferece ainda outras opções como os museus e trilhas em meio à Mata Atlântica, no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. 

Antigo Mercado terá matinê infantil | Foto: Divulgação/PSA
Neste ano, a abertura do Carnaval será no sábado (25), com a matinê infantil no Antigo Mercado. O baile, para crianças e famílias, das 13h às 17h, terá animação de um DJ, com as tradicionais marchinhas. No domingo, o Bloco Paranafolia esquenta os tamborins a partir das 13h, no Largo dos Padeiros, e puxará os foliões pelas principais ruas da Parte Baixa, terminando na Rua William Speers, na Parte Alta, onde será montado um palco.

O tradicional Bloco das Bruacas é a atração da segunda-feira. A concentração será partir das 13h, no Bar do Campo (Av. Forde, 528). Em seguida os participantes do grupo, que reúne homens travestidos de mulheres, percorrem a Parte Baixa da Vila, até o Clube União Lyra-Serrano, onde as Bruacas se apresentarão por duas horas no coreto do clube. O Bloco Paranafolia encerra a festa na terça-feira (28), a partir das 15h, no palco da Rua William Speers, na Parte Alta.

Alternativas

Para quem não gosta de Carnaval, Paranapiacaba oferece outras opções como museus e trilhas em meio à Mata Atlântica. Os museus Castelo, antiga casa dos engenheiros-chefe da ferrovia, e Funicular, abrigam acervos que resgatam a história da vila e da ferrovia. O horário de funcionamento nos quatro dias do Carnaval será das 10 às 17h.

O visitante pode ainda se aventurar pelas seis trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. No local, encontram-se exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, e que dão o nome à unidade de conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André. O parque dispõe ainda de um Centro de Visitantes (Rua Direita, 371, tel. 11 4439-0321), que conta com uma exposição permanente que retrata parte da Mata Atlântica, com réplicas de plantas, animais e suas pegadas. O horário de funcionamento do parque e do centro durante o feriado será das 9 h às 16h.

Outra opção é o Caminho do Sal, antigo percurso da época colonial brasileira, que cortava a região para o transporte do sal. A atração para o público interessado em atividades relacionadas ao ecoturismo tem uma extensão total de  53,5  km, entre São Bernardo do Campo, a Vila de Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. Os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Há sinalização turística, o que permite ao público perfazê-lo por conta própria.

O Carnaval 2017 na Vila é organizado pela Prefeitura de Santo André com o apoio da comunidade local. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba, no Largo dos Padeiros. Tel.: 4439-0109.



Nenhum comentário:

Postar um comentário