sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Prefeito assina decreto para operação Pé D’água

Por Vitor Lima

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, assinou na última segunda-feira (6) decreto que oficializa o lançamento da Operação Pé D’água. O decreto será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (10) e a operação seguirá até o fim de abril. 

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil do município, Luiz Antônio Costa, explicou que a operação consiste em uma série de ações preventivas – e, se necessário, emergenciais – que buscam minimizar o impacto das chuvas. A Operação Pé D’água será realizada em conjunto com 13 secretarias, e envolverá diretamente o trabalho da Secretaria de Serviços Urbanos, junto da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação. 

Prefeito assinou o decreto na última segunda-feira (6) | Foto: Ricardo Cassin

Entre os planos estão a ampliação dos serviços de limpeza e manutenção da drenagem urbana, além de fiscalização dos setores de risco para garantir mais rapidez e eficácia nas ações emergenciais de resposta a eventuais acidentes estão contempladas no programa.

A operação já era realizada nos anos anteriores, mas neste ano contará com o auxílio de 51 pluviômetros (equipamentos que medem os milímetros de água que caíram em decorrência da chuva em determinado local), o que facilitará o trabalho estratégico da Defesa Civil. Dos 51 equipamentos, dez foram adquiridos pela Prefeitura e o restante pertence à iniciativa privada, que após acordo com o Executivo, cederá as informações dos equipamentos gratuitamente. “A Defesa Civil vai capacitar mais funcionários de outras secretarias para que em caso de emergência a gente tenha um efetivo maior. A Defesa Civil tem 24 agentes e a meta é passar dos 100 apoiadores”, completa Morando. 

Projeto Drenar

As intervenções do projeto Drenar seguem sem data de conclusão. Está em andamento uma auditoria nos contratos que envolvem o projeto. A expectativa do prefeito é de que dentro de 15 dias já seja possível saber a real situação das obras e estipular uma nova data para a entrega das mesmas. Dentre as principais obras do Drenar estão o piscinão do Paço Municipal e o túnel da Rua Jurubatuba. A expectativa é de que após a conclusão das obras destes dois equipamentos os problemas de alagamentos que há anos castigam o Centro da cidade sejam solucionados. Contudo, não há perspectivas de que as obras sejam concluídas em 2017. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário