sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

“Santo André Eu Amo, Eu Cuido” chega ao bairro Sacadura Cabral

Da Redação

Dando sequência ao programa “Santo André Eu Amo, Eu Cuido”, que faz serviços de manutenção na cidade, a Prefeitura deu um passo importante para combater alguns dos problemas do bairro Sacadura Cabral. Na manhã desta quinta-feira (23), foi feita uma vistoria de forma integrada entre as secretarias na avenida Lauro Gomes, às margens do Ribeirão dos Meninos, para traçar medidas que prestem atendimento específico às pessoas em situação de rua e usuários de droga, além da retirada de entulho e lixo.

Funcionários da Prefeitura vistoriaram o local ontem (23) | Foto: Renan Muniz
O cenário encontrado no local é de passeio obstruído por entulhos despejados de forma irregular, lixo, mato alto e diversas barracas montadas por pessoas em situação de rua, além de ser uma área com frequente movimentação entre usuários de droga. Desta forma, participaram da vistoria representantes das secretarias de Saúde, Inclusão e Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico, além da GCM (Guarda Civil Municipal) e Semasa.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Luiz Zacarias, o fundamental do projeto na região é o apoio social. “Não tirar os barracos só por tirar. Queremos fazer um trabalho social para encaminhar e orientar essas pessoas para recuperarem sua dignidade. Todas as secretarias vão fazer parte deste trabalho para poder prestar apoio”, disse .

Entre as partes que prestam apoio social, as secretarias fundamentais em um primeiro momento são as da Saúde e de Inclusão e Assistência Social. Após o trabalho feito pelas mesmas, a ideia é que entrem em ação as secretarias de Desenvolvimento Econômico, com apoio na geração de emprego, e Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

Para o secretário de Inclusão e Assistência Social, Marcelo Delsir da Silva, os trabalhos de sua secretaria se divide em duas partes.“Estamos reordenando o serviço com as pessoas em situação de risco. Primeiro queremos entender o porquê eles estão nessa situação, se é pelo uso da droga ou falta de oportunidade. A partir deste diagnóstico, vamos ver as ações que podemos fazer a seguir”, explica.

A secretaria de Saúde dará início hoje (24) a um programa para atender às pessoas em situação de rua no local.

‘Santo André Eu Amo, Eu Cuido’

O “Santo André Eu Amo, Eu Cuido” é um programa de manutenção que tem como característica unir diversas equipes e departamentos da Prefeitura, com um calendário de serviços para colocar a manutenção da cidade em dia. Desde o início do projeto, foram feitos diversos serviços de poda, capina e roçagem nas praças e ruas da cidade, além de pinturas de solo, sinalização e troca do sistema de iluminação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário