segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Secretária quer estimular ainda mais turismo em Águas de São Pedro

Por Daniella Oliveira, especial para A Tribuna

Com o desafio de desenvolver um trabalho especializado e com bastante planejamento para Águas de São Pedro, Rosemeire Calixto Massaruto de Oliveira, mais conhecida como Rose Massaruto, conta que precisou de alguns dias para aceitar o convite do prefeito Paulo Barboza (PSDB) de comandar a Secretaria Municipal de Turismo da estância. Com 36 anos, Rose, que é bacharel em Turismo, especialista em Planejamento Urbano, mestre em Hospitalidade e com MBA em Gestão de Marketing, deixou a mesma pasta na prefeitura de Piracicaba, onde trabalhou por oito anos.

Rose comanda a Secretaria de Turismo da estância | Foto: Daniella Oliveira
“Confesso que solicitei um tempo para analisar a proposta, principalmente pelas mudanças que ocorreriam em minha rotina de vida.  Mas, por outro lado, analisei a oportunidade de poder desenvolver um trabalho técnico em uma cidade menor e com foco no desenvolvimento do turismo”, disse, ao destacar o fato do prefeito levar em consideração suas qualificações. “Acredito neste tipo de gestor público, que realmente governa para fazer uma cidade melhor. Enfim, aceitei e estou aqui, com esse grande desafio profissional, e alinhado a proposta de aprender”. 

Com cerca de R$ 400 mil de orçamento anual, além dos recursos do estado, a secretária diz que o desafio de comandar o Turismo em uma cidade pequena é grande. “A cidade respira o turismo e, como toda cidade pequena, tem um consciente coletivo que promove inúmeras discussões. Trabalhar isso será um grande desafio, pois temos uma equipe com poucos componentes e muito trabalho, o que demanda uma organização de tempo de gestão (planejamento anual), execução (criar todo conteúdo e estruturação dos projetos) e atendimento ao público, que é constante”.

Rose falou da necessidade de planejar e criar projetos que fomentem o turismo e a vinda de turista para cidade: “Acredito muito na parceria entre o setor público e privado e, por isso, temos realizado várias reuniões com grupos de comerciantes locais e hoteleiros com objetivo de realizar um trabalho conjunto e de qualidade, entre o setor público e privado, definindo suas funções e promovendo as atividades”. 
A titular da Pasta tem 36 anos e é bacharel em Turismo | Foto: Daniella Oliveira

Para este primeiro ano de trabalho, além de conhecer os projetos e ações que já existem, a secretária está avaliando as condições financeiras da pasta para realizar novos projetos. “Nosso objetivo é realizar em Águas de São Pedro uma proposta de desenvolvimento do turismo, mas sabemos que teremos muitos desafios para determinar novas ações, pois nosso aporte financeiro está relacionado com a arrecadação do município, que nos últimos anos, como em todas as cidades brasileiras, tem caído drasticamente com crise financeira instalada em nosso País”.

Junto com a Secretaria de Obras e a Procuradoria do Município, um trabalho para diagnosticar as necessidades de projetos de fomento turístico foi iniciado. Com verbas exclusivas do estado, a ideia é propor o desenvolvimento econômico, com a meta de criar emprego, renda e manter a qualidade de vida na cidade. Sobre obras, Rose citou o projeto de paisagismo do canal da avenida Carlos Mauro. “Águas tem uma proposta relevante de atratividade por ser pequena e charmosa, então todos os projetos que deixem nossa paisagem urbana com mais características que remetam a isso, serão positivos para o mercado do turismo”, frisa. 

Carnaval

Sobre a programação de Carnaval em Águas, as ações serão voltadas para receptividade das famílias, pensando nas crianças e em propostas diárias de diversão. ”Estamos realizando um planejamento em conjunto com os meios de hospedagem da cidade (hotéis, colônias e pousadas), com criação de pacotes para o período. Quem vier para Águas poderá explorar vários passeios na cidade e na região, aproveitando os nossos charmosos hotéis, nossa gastronomia de alta qualidade e nosso receptivo. Além de realizar passeios tradicionais como andar a cavalo, ou mesmo passeios por cachoeiras, com atividades de aventura e encontro com natureza, pois temos uma cidade e região riquíssima em atrativos”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário